Celebração musical

Diversos artistas reunidos em show da segunda edição da Festa da Música no Maranhão neste domingo

O idealizador do projeto, o músico Emanuel de Jesus, disse, em participação no Plugado, na Mirante FM, que o show será transmitido pelo canal do Youtube da Festa da Música no Maranhão, a partir das 17h.
Pedro Sobrinho/Jornalista 24/12/2020 às 14h36

A segunda edição da Festa da Música no Maranhão marca presença com programação especial. O show será exibido neste domingo (27/12), às 17h, no canal do Youtube da Festa da Música do Maranhão. O evento é realizado pela Interart Produção Criativa, por meio da Lei Aldir Blanc, SECMA/Governo do Maranhão.

O show reúne grandes artistas de diferentes gerações e vertentes musicais, a exemplo de Flávia Bittencourt, Ribinha de Maracanã, Josias Sobrinho, Emanuel Jesus, Rosa Reis, Tiago Máci, Tom Cleber, Adriana Bosaipo, Paolo Ravley, Adnon Soares, banda Raiz Tribal, banda Afro Akomabu, e a participação da Banda Filarmônica do Estaleiro Escola.

A banda conta com os músicos Elder Ferreira (arranjos, direção e trombone), Israel Dantas (violão e guitarra), Wesley Sousa (teclado), Carlos Raqueth (baixo), Daniel Cavalcante (trompete), Danilo Santos (Flauta, clarineta, saxofone soprano e tenor) e Ronald Nascimento (bateria). A jornalista Dalva Rêgo conduz de forma dinâmica a apresentação do evento. O encontro que celebra a diversidade e o legado da nossa música!

A Festa da Música no Maranhão nasceu da necessidade de integrar e fortalecer a cena musical no Maranhão. O projeto que teve a sua primeira edição realizada com sucesso em 2019 traz uma programação plural que contempla shows, oficinas, workshops, feira musical, lançamentos e a noite celebrativa do “Prêmio Papete”. O evento se destaca por promover um resgate histórico e reconhecer quem fez e faz a música acontecer no estado.

Em 2020, por conta da pandemia, a coordenação do projeto desmembrou a programação em duas etapas. A primeira traz o tema: “Sustentabilidade Musical”, uma experiência diferente que estabelece uma conexão perfeita entre música e meio ambiente, em um lugar mágico e encantador. Foram dois dias de gravação no Estaleiro Escola, que fica localizado no Sítio Tamancão. A equipe seguiu todo o protocolo de cuidados sanitários. Foram realizadas duas oficinas: “Fabricação de Eco Instrumentos Musicais” com o instrutor Ricardo Wayland (professor de música e luthier) e “Ritmos Afros Maranhenses” com o mestre do grupo Afro Akomabu, Eliezer Gomes. Participaram crianças e jovens das comunidades entorno do Estaleiro Escola.

Emanuel Jesus idealizador do projeto Festa da Música no Maranhão. Foto: Google/Divulgação

Plugado - Mirante FM

Para o cantor, compositor e produtor da FMM, Emanuel Jesus, que assina a direção geral, o resultado dessa primeira etapa da programação surpreendeu a todos.

- Depois do sucesso da primeira edição, essa foi uma experiência diferente de tudo que já participei e produzi. Em um momento desafiador para todos nós, queremos dizer que a música sustenta e transforma vidas! O público mais uma vez vai conferir o resultado de um trabalho coletivo que mostra toda força e beleza da nossa arte. Acreditamos em dias melhores e na força transformadora da nossa música! - explica.

FMM - “Prêmio Papete” – Na rota dos projetos culturais do país

A segunda etapa da FMM que traz o “Prêmio Papete” entra na rota dos projetos culturais do país. A proposta foi contemplada na “1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será realizada em 2021.

A curadoria do prêmio é formada por grandes nomes do cenário musical e cultural, a exemplo do maestro Zé Américo Bastos, Josias Sobrinho (cantor e compositor), Gilberto Mineiro (Jornalista, radialista, pesquisador musical e diretor do Teatro João do Vale) e Pedro Sobrinho (Jornalista, radialista e pesquisador musical).

Gisele Paiva, produtora cultural e viúva de Papete compõe a equipe como convidada de honra. Toda a programação com as novidades da segunda etapa do projeto será divulgada nas redes sociais da FMM.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.