For All

São Luís será sede do Fórum Forró de Raiz On-line no Maranhão

A transmissão ao vivo será a partir das 14h, pelo YouTube e também pelo Sympla, onde serão feitas as inscrições. Os participantes terão direito a certificado. Participam expoentes do ritmo nordestino e setor cultural.
Pedro Sobrinho / Jornalista27/10/2020 às 13h19

São Luís, terra que abraçou o cantor e compositor João do Vale, imortalizado pelas canções, Carcará e Pisa na Fulô, será o local do Fórum Forró de Raiz On-line no Maranhão, com transmissão ao vivo, na sexta-feira (30) e no sábado (31), a partir das 14h, pelo YouTube e também pelo Sympla, onde serão feitas as inscrições. Os participantes terão direito a certificado.

Joana Alves e Alexandra Nícolas articuladoras do Fórum de Forró On-line no Maranhão. Foto: Divulgação

Segundo Joana Alves, presidente, fundadora a gestora cultural da Associação Cultural Balaio Nordeste, nesta edição, participam expoentes do ritmo nordestino e especialistas no setor da cultura

- Eles farão parte da programação discutindo temas como; os Aspectos Conceituais do forró, os Territórios e Comunidades e a Sustentabilidade, Forró Como Conteúdo Pedagógico, Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, Diálogo da Música com a Dança no Forró, os Direitos Autorais de Músicas e Danças, MEI e o Panorama Geral sobre a Pesquisa do Forró de Raiz no Brasil. Ainda estão na programação shows ao vivo, vídeos e entrevistas - explica.

Ela informa, ainda, que o evento online, contribui para o reconhecimento dos forrozeiros e para a identificação de grupos, organizações, lugares, datas festivas e referências culturais locais.
- Ainda integra das comunidades forrozeiras, com o objetivo de debater sobre as condições de preservação das matrizes do Forró, e de propor políticas para a promoção, valorização e fomento do ritmo nordestino - complementa.

Alexandra Nícolas, também, comentou sobre a importância do Fórum on-line em dois dias, em São Luís, e de João do Vale como representante maior do movimento no Maranhão. Ela também recomenda a participação dos forrozeiros no evento como protagonistas na discussão que pode transformar o Forró em Patrimônio Imaterial do Brasil.

Parcerias

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para estas edições foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatiam as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Próximos Fóruns

-Dias: (30) e (31) de outubro
Local: São Luís, Maranhão

-Dias: (5) e (6) de novembro
Local: Cruz das Almas, Bahia

- Dias: (4) e (5) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará

-Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia

-Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Maranhão
Data: (30) sexta-feira e (31) sábado, de outubro, com início às 14h
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Youtube Balaio Nordeste
https://www.youtube.com/c/BalaioNordeste/featured, direto do Piauí
Inscrições: Sympla https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz---maranhao__1022232
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.