Sétima Arte

Curta-metragem Diana da cineasta maranhense Tássia Dur é selecionado para Mostra Audiovisual de Mulheres em Minas Gerais

O MAMu ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro, na cidade de Uberlândia. Diana está entre os oito selecionados de 230 curtas brasileiros inscritos no festival. Vale lembrar que o curta venceu prêmio no Chile.
Pedro Sobrinho/Jornalista 06/10/2020 às 14h35

A atriz, roteirista e diretora de cinema, a maranhense, Tássia Dur, teve o seu curta-metragem "DIANA" selecionado para programação da Mostra Audiovisual de Mulheres - MAMu, que ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro de 2020, em Uberlândia, Minas Gerais, decorrente ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura da cidade de Uberlândia. Foram só oito selecionados de 230 filmes do Brasil inteiro.

Curta-metragem Diana, de Tássia Dur, em Mostra de Cinema em Uberlândia, MG. Foto: Facebook/Divulgação

Lembrando que o Diana já ganhou melhor fotografia e ganhei melhor atriz no Maranhão na tela. Ganhei também no início deste ano, o reconhecimento como melhor diretora no South Film and Arts Academy do Chile.

O evento

A MAMu 1ª edição, idealizada e executada por mulheres, é uma proposta inédita na cidade de Uberlândia. O evento terá em sua programação a exibição dos curtas selecionados por esta convocatória e a realização de uma oficina de roteiro audiovisual com uma artista convidada.

A seleção se destina às mulheres que propõem curtas-metragens a partir de propostas culturais que colaborem para a ampliação da cena contemporânea e as trocas e experiências entre artistas.

Relevante destacar que a condição de “mulher” proposta pela presente convocatória não é uma noção calcada nos binarismos de gênero. Assim, ao propormos esta chamada, ampliamos o que é “ser mulher”, se destinando a todes as pessoas que se identifiquem e se constroem como mulher, em identidades também não binárias em todas as suas instâncias. Os curtas-metragens devem ser dirigidos por mulheres.

Quem é Tássia Dur

É atriz, roteirista e diretora. Nasceu em São Luís do Maranhão. Recentemente ganhou prêmio de Melhor Diretora pelo South Film and Arts Academy Festival no Chile com o curta metragem “Diana” em que escreveu, dirigiu e atuou. Através do mesmo curta também ganhou prêmio de melhor atriz no Festival Maranhão na Tela (2019). Venceu também como melhor fotografia no mesmo festival.

Integrou um dos grupos mais conhecidos do teatro paulistano: "Os Satyros" com a peça: Os 120 dias de Sodoma com direção de Rodolfo Garcia Vazques. Fez "A História do Zoológico” com Direção de Cynthia Falabella no teatro Parlapatões. Escreveu e atuou no espetáculo “Sorte” também com a direção de Cynthia Falabella, 2018. Fez curtas metragens como atriz (Carta Vermelha 2016, Submersa, 2016, Emma,2018, Quantos Eram Pra Tá, 2018). Cursou a SP Escola de Teatro, Centro de Formação das Artes do Palco. Fez diversos cursos entre eles o método Sanford Meisner para cinema. Foi uma das protagonistas da série "O Dia em Que Nos Tornamos Terroristas" exibida todas as sextas feiras em 5 capítulos na TV Cultura. Participou da série documental para o canal Brasil "Rio de Topless".

Também como atriz fez o personagem Júlia do longa metragem "Anna" com direção de Heitor Dhalia que tem estreia prevista para o segundo semestre de 2019. Fez o personagem Tâmara na série "Feras" direção Teo Poppovic , Primo Fimes, que estreou na MTV em janeiro de 2019. Gravou a série Amor dos Outros, dir. de Alexandre Mello em São Luís do Maranhão. Recentemente estava em cartaz com a peça Ensaio Sobre a Memória, direção de Marcelo Flecha na Pequena Companhia de Teatro sediada em São Luís do Maranhão. Em 2019 foi professora do curso livre “Atuação para Cinema” da Escola de Cinema –IEMA. Foi coordenadora de produção do documentário “Ilha de Todos os Mestres”, dirigido por Mavi Simão, Fabrika filmes, 2019. Também em 2019 atuou do longa metragem “De Repente Drag”, dirigido por Rafaela Gonçalves, Matraca Filmes.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.