Mirante FM

Jesuton fala da gravação em inglês da música Nós, do maranhense Tião Carvalho, e da acolhida no Caldeirão do Huck, da Globo

Na conversa com o jornalista Pedro Sobrinho, a cantora britânica diz que adorou a harmônia da música de Tião e resolveu gravá-la em inglês. Também comentou a sua passagem no programa do apresentador Luciano Hulk.
05/10/2020 às 16h04

No Plugado desse domingo (4/10), a cantora inglesa Jesuton, cujo o significado é "filha de Jesus" conversou com exclusividade com o jornalista Pedro Sobrinho. Entre os assuntos abordados, a cantora, filha de mãe jamaicana e pai nigeriano, disse que sempre teve dois interesses marcantes: a curiosidade pela cultura latina e a paixão pela música. Movida pelos dois aprofundou-se nos estudos sobre a América Latina durante a sua formação em Ciências Humanas, na renomada Oxford University, na Inglaterra.

Cantora britânica Jesuton no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação

Nesta sua trajetória pelo mundo e sua relação com a música foi trabalhar em Cuzco, no Peru, em 2007. Foi lá, pela primeira vez, começou a se apresentar para os amigos e perceber que sua forma de cantar era especial, e emoocionava quem a ouvia. Depois de viajar por vários países veio ao Brasil por alguns meses, em 2012, onde acabou ficando. No Rio de Janeiro a cantora se inspirou em uma artista de rua que fazia seus shows nas calçadas de Ipanema, Largo do Machado e pelo Largo da Carioca, locais em que se apresentou e chamou atenção.

- Imediatamente ganhei destaque na internet através de vários víduos postados por pessoas anônimas, impactadas pela minha performance. O sucesso dos vídeos no Youtube chamou atenção da mídia e do apresentador Luciano Huck, que se encantou pela minha voz e me convidou para o seu programa "Caldeirão do Huck", na Rede Globo, para me apresentar como fazia nas ruas e, logo depois, acompanhada pela primeira vez por uma banda, ao vivo - esclarece.

O Maranhão se faz presente na trajetória musical de Jesuton, legitimando que as afinidades estão além dos limites geográficos. A cantora gravou em um de seus discos uma versão em inglês para a música "NÓS", do cantor e compositor maranhense Tião Carvalho, batizada de "US". Questionada, Jesuton diz que foi um amor à primeira ouvida tendo em vista do flerte que fazia parte da sua afinidade com a música brasileira.

- Essa música US, Nós, é uma música muito especial pra mim. Ouvi na voz de Cássia Eller, a música de autoria do Tião Carvalho, adorei a harmonia da música. Eu estudei a letra e me marcou mesmo não entendendo a letra em português no primeiro momento. Estudei a letra e resolvi fazer uma versão minha que iria expor esta música para o inglês e ficou bonita - destaca.

Perfil

Em 2012, Jesuton lançou pela SOM LIVRE seu primeiro disco de carreira, "ENCONTROS". EM 2014, a cantora lançou ainda 'SHOW ME YOUR SOUL', DVD com releituras de clássicos da soul music.

Atualmente, Jesuton comemora um ano de lançamento do seu ábum, intitulado 'HOME', depois de vários shows pelo Brasil, incluindo a participação no Lollapalooza 2018 e na "Casa da Música" em Porto - Portugal.

Este, que é o primeiro trabalho da artista com músicas autorais, está em todas as plataformas digitais. Em parceria com 'Mario Caldato', produtor dos Beastie Boys, Jack Johnson e 'Seu Jorge', o álbum revela o universo e a alma viajante da cantora.

- Este disco feito de músicas autorais pela primeira vez, então eu vejo este trabalho como se fosse o meu primeiro álbum. O conceito central do disco é uma conversa constante sobre estar e não estar, uma busca, uma viagem de transformação onde você sai de um lugar e vira como que uma versão alterada de si mesma, revela 'Jesuton'.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.