Novas Tendências Musicais Brasileiras

Cláudio Lima disponibiliza Ser o Mano nas plataformas digitais de música

Além de disponibilizar a música de sua autoria, o cantor e compositor maranhense faz live do show ''Qualhira", no projeto Quintal Cultural, na Casa D''Arte, às 17h, com participação de Zeca Baleiro.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

O samba Ser o Mano, de autoria do próprio cantor e compositor do samba, já está disponível em todas as plataformas digitais.O novo single Ser o Mano é um dos novos sambas do artista, que cita Caetano Veloso e Torquato Neto. “Fala sobre desigualdade, discriminação, crueldade, mas também sobre ser gente que é pra brilhar e pra desafinar o coro dos contentes”.

Cláudio Lima e a música Ser o Humano. Foto: Divulgação
Cláudio Lima e a música Ser o Humano. Foto: Divulgação

Show

No sábado, dia 10/10, Cláudio Lima apresenta o espetáculo Qualhira em live no projeto Quintal Cultural, na Casa d’Arte, Raposa, às 17h, com participação especial de Zeca Baleiro. O repertório de Qualhira reúne canções que buscam uma representatividade homoafetiva.

Claudio Lima será acompanhado por Japona e Luís Cruz (violão, guitarra, percussão e bateria). No repertório, além de composições de Johnny Alf, Renato Russo, Milton Nascimento, Chico Buarque, Gilberto Gil, Cazuza, Ângela Rorô e Caio Prado, Claudio Lima vai interpretar a canção nova, Ser o mano, e Qualhira, de Zeca Baleiro, feita especialmente para a estreia do show, em 2019. Zeca também vai cantar a música. Ele enviou uma versão em voz e violão, que será mostrada na live.

- O show será basicamente o mesmo do ano passado, com alguns retoques no repertório e na interpretação. Ele conta a história dos meus 47 anos de qualhiragem por meio de canções que fizeram parte da minha vida numa época em que ninguém falava sobre o assunto. Mas a música popular falava, embora através de códigos, não abertamente como hoje - afirma o artista.

Camisetas

Cláudio Lima criou novas camisetas, máscaras e ecobags da coleção Qualhira. A venda dos produtos servirá para cobrir os custos do show, além de funcionar tanto para a construção de uma identidade visual como para promover engajamento. “as camisetas que estampam em letras grandes a palavra qua-lhi-ra são um sucesso... várias pessoas já me falaram que vestiram a peça e se sentiram empoderadas”. Vendas pelo whatsapp 88442173.

O clipe – Ser o Mano também ganhou um clipe com direção de Emanuell Rebelo, Mateus Rizoka, Tairo Lisboa e Thaís Lima. As imagens mostram o cantor em sua própria casa em tom intimista e diante do contexto da pandemia.

Qualhira

Qualhira é mais uma faceta de uma carreira marcada pela diversidade. Em seus três discos, Cláudio Lima cantou clássicos da música americana, como MyFunnyValentine e grandes compositores brasileiros, entre eles TomZé, Tom Jobim e os maranhenses Josias Sobrinho, Cesar Teixeira e Bruno Batista, entre outros.

O título do show faz uma brincadeira com o termo pejorativo local “qualhira” atribuído a homens afeminados, delicados ou gays. Um dos destaques é a música título – Qualhira - composta por Zeca Baleiro. Foi a primeira vez que Claudio Lima interpretou uma música de Zeca. “A canção tem tudo a ver com aquilo que eu quero dizer nesse momento”, afirma o cantor.

Serviço:

CLAUDIO LIMA
Lançamento do single SER O MANO
Dia 3 de outubro em todas as plataformas digitais
Live Qualhira
Dia 10 de outubro –projeto Quintal Cultural -Casa d’Arte, Estrada da Raposa
Lançamento do clipe
Dia 16 de outubro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.