Jornal da Mira

Neto Evangelista diz que o Plano Diretor é importante para resolver os problemas de São Luís e garante a regulamentação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Esporte

O candidato à prefeito de São Luís pelo DEM, propõe a criação do programa social Morar Melhor e também garantiu que as festas de São João se estenderão no mês de julho, como programa de férias e atender o turismo.
Pedro Sobrinho/Jornalista 02/10/2020 às 14h09

Neto Evangelista, candidato à prefeito de São Luí pelo DEM - Democratas, foi o penúltimo entrevistado no programa Jornal da Mira, na Mirante FM. Sabatinado pelos jornalistas Clóvis Cabalau, Carla Lima, mediação por Nynrod Weber, com participações do jornalistas Gilberto Léda (Jornal O Estado do Maranhão) e Pedro Sobrinho (Mirante FM), o candidato comentou sobre a importância do Plano Diretor de São Luís para resolver os problemas de ordem social, ambiental e urbano da capital maranhense.

Nynrod Weber, Clóvis Cabalau, Carla Lima e o entrevistado Neto Evangelista, candidato à prefeito de São Luís pelo Democratas. Foto: Paulo Soares

- Este um problema que se inicia com o Plano Diretor da Cidade, que é de 1992 e houve uma pequena revisão em 1996 e 2006. A legislação exige que de dez em dez anos o Plano Diretor fosse revisado. Era pra acontecer uma revisão em 2016 e não houve. Imagine São Luís em 1992, e imagine São Luís em 2020. Qual é o reflexo disso, uma cidade que cresceu sem planejamento. É difícil em várias comunidades em São Luís você entrar em rua e sair em linha reta em outra comunidade por falta deste planejamento, por falta desta organização. No quesito habitacional, em São Luís nós perdermos muitos programas habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, para São José de Ribamar, Paço do Lumiar, justamente, por um déficit do nosso Plano Diretor, e obviamente, da nossa de Lei de Zoneamento de Uso e Ocupação de Solo, que não prevê mais em São Luís as ZI´s (Zonas Especiais de Interesse Social) aonde o programa do Minha Casa, Minha Vida da Faixa 1 pode ser construído. Então esses empreendimentos foram para São José de Ribamar e Paço do Lumiar. A primeira coisa que temos de fazer quando chegar na prefeitura é pegar o Plano Diretor e colocar, verdadeiramente, para ser aprovado no Conselho da Cidade, volta a fazer todo o trâmite necessário, que já foi feito, mas tem os seus erros, levar para a Câmara de Vereadores e ser aprovado. A partir daí, a gente vai buscar soluções de políticas públicas para as pessoas e trabalhar isso em vários eixos - explica.

Neto Evangelista propõe em seu Plano de Governo para São Luís o programa MORAR MELHOR, baseado na gestão do prefeito de Salvador pelo Democratas, Antônio Carlos Magalhães Neto. Entre outros eixos de sua gestão estão: a regularização fundiária e buscar solução para o déficit habitacional, ainda, existente em São Luís. O candidato promete regulamentar a Lei de Incentivo Municipal de Cultura e Esporte, já aprovado na Câmara Municipal. Caso eleito, ele garantiu que o São João será estendido durante o mês de julho, aproveitando as férias e a presença do turista na capital maranhense.

Perfil

Neto Evangelista tem 32 anos e é natural de São Luís. Ele é advogado, empresário do agronegócio e está no terceiro mandato de deputado estadual do Maranhão. Em 2012, ele concorreu como candidato a vice-prefeito de São Luís na chapa com o ex-prefeito João Castelo. Em 2015, ele assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

A candidata a vice-prefeita é assistente social Luzimar Lopes. Para as eleições municipais, a coligação do partido conta com o apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Liberal (PSL) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O Democratas tem 36 candidatos a vereador que vão disputar vaga na Câmara Municipal da capital.

Próximo candidato

A rodada de entrevistados com os candidatos à prefeito de São Luís recebe o candidato à prefeito de São Luís, pelo SOLIDARIEDADE, Carlos Madeira. O programa vai ao ar, nesta segunda-feira (5/10), das 12h às 13h, na Mirante FM.

Lista dos candidatos entrevistados

O sorteio de candidatos à Prefeito de São Luís foi realizado na tarde de quinta-feira (17/8), no auditório do Grupo Mirante.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.