Jornal da Mira

Franklin Douglas critica uso de imagem da mulher como marketing por candidatos à Prefeito e propõe criação de Secretaria Municipal da Mulher

O candidato à prefeito pelo Psol disse que outro pilar da sua gestão é a geração de empregos. Ele propõe a criação de 50 mil empregos na Prefeitura de São Luís e prioriza revolucionar a educação pública municipal.
Pedro Sobrinho/Jornalista 01/10/2020 às 13h38

Franklin Douglas, candidato à prefeito de São Luís pelo PSOL - Partido Socialismo e Liberdade, foi sabatinado na manhã desta quinta-feira (1º/10), no Jornal da Mira, na Mirante FM, pelos jornalistas Clóvis Cabalau, Carla Lima, mediado por Nynrod Weber com a participação dos jornalistas Linhares Júnior (Jornal O Estado do Maranhão) e Pedro Sobrinho (Mirante FM).

Nynrod Weber, Clóvis Cabalau, Carla Lima e o candidato pelo Psol, Franklin Douglas. Foto: Paulo Soares

O candidato diz que fará uma gestão diferente com a participação popular, priorizando negros e mulheres. Ele criticou candidatos à prefeito que usam a imagem da mulher como vice em suas chapas como "marketing' político.

- A Prefeitura de São Luís tem 130 anos de história. Quantos prefeitos negros em 130 anos como prefeito de São Luís ? Nenhum. Quantas mulheres foram prefeitas em 130 anos de São Luís ? Apenas três. Duas eleitas, Conceiçâo Andrade e Gardênia Gonçalves. Tem Lia Varela, negra, e ficou apenas sete meses na Prefeitura de São Luís, entre 1978 e 1979. Fazer uma política diferente é sobretudo é apostar que São Luís tem que ser governado para a maioria, com a maioria e pela maioria. Estou falando de 52% de mulheres. Estou falando de 76% de pardos e negros. Então o pilar principal é colocar povo na gestão para discutir e deliberar as políticas públicas. Trazer estes sujeitos não como objeto de marketing, não como uma peça ao lado de uma foto para dizer que agora prestigio a mulher, mas dando a elas de fato voz ativa e efetiva. Este é o primeiro passo - sugere.

- O nosso coletivo de mulheres, o nosso setorial de mulheres do Psol, que não existe só de eleição em eleição, a sua direção é, no mínimo, composta por 50% de mulheres que está na liberação congressuais do partido. As mulheres têm voz ativa. Minha coordenação de campanha 2/3 é formado por mulheres. Elas mandam na minha agenda, controlam o discurso e elaboração do programa de governo da campanha. Elas não tem papel de figurante. As mulheres do partido estão vinculadas interesses da classe trabalhadora. Agora, eu sou o único candidato à Prefeito cujo no plano de governo está propondo a criação de uma Secretaria Municipal da Mulher. Isso, sim, é dar o papel de protagonistas a elas - complementa.

Caso seja eleito, Franklin Douglas tem como uma das propostas, criar um conselho para a repensar a educação municipal em São Luís. Ele afirmou que 30% do orçamento público será destinado para o setor.

- A nossa educação precisa ser apoiada firmemente. Das nossas 268 escolas, 80% tem problema de estrutura, forro caindo. Mas de 60% não tem laboratório de ciências, não tem um laboratório de informática. Então, nós vamos pegar, chamar os nossos 5.888 professores, a comunidade, os estudantes e construir uma nova proposta educacional pra cidade, que passe por uma educação de qualidade, uma escola reestruturada e a participação do povo na direção dessas escolas - afirmou o candidato.

Para Franklin Douglas, o emprego será o carro-chefe de sua gestão. O candidato fez críticas ao desemprego no Brasil, segundo ele, motivado pela política econômica equivocada do governo federal. Mesmo diante a crise, Franklin Douglas propõe em sua plataforma de governo a criação de 50 mil empregos na Prefeitura de São Luís. Ele também defendeu que o auxílio emergencial do governo federal se estenda até o fim da Pandemia.

- Se não tem vacina, não tem vida normal. Enfim, as pessoas desempregadas e beneficiadas pelo programa não podem ficar desalentadas - enfatiza.

Perfil

Formado em Comunicação, Direito, mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, Franklin Douglas tem 47 anos e deve ser lançado em breve como o nome do seu partido, após uma malsucedida tentativa de formação de uma frente de esquerda, com PT, PCdoB e PCB.

José Ribamar Arouche é o candidato à vice-prefeito pela chapa. Ele tem 68 anos, natural de Cajari e residente há 52 anos na capital, onde foi um dos fundadores do partido.

Próximo candidato

A rodada de entrevistados com os candidatos à prefeito de São Luís recebe o candidato à prefeito de São Luís, pelo Democratas, Neto Evangelista. O programa vai ao ar, nesta sexta-feira (2/10), das 12h às 13h, na Mirante FM.

Lista dos candidatos entrevistados

O sorteio de candidatos à Prefeito de São Luís foi realizado na tarde de quinta-feira (17/8), no auditório do Grupo Mirante. Saiba ordem das entrevistas:

5/10 - CARLOS MADEIRA - SOLIDARIEDADE

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.