Jornal da Mira

Bira do Pindaré defende gestão transparente, participação popular, garante arte nos bairros e Virada Cultural em São Luís

O candidato à prefeito pelo PSB comentou sobre a construção de uma Ceasa, na zona rural. Ele também disse, qualquer que seja o futuro gestor de São Luís, deve manter uma boa parceria com o governo do Estado.
Pedro Sobrinho/Jornalista 28/09/2020 às 13h40

Bira do Pindaré, candidato à prefeito de São Luís pelo PSB - Partido Socialista Brasileiro, foi entrevistado na manhã desta segunda-feira, no Jornal da Mira, na Mirante FM. Da sabatina participaram os jornalistas Clóvis Cabalau, Carla Lima, com mediação de Nynrod Weber, além das participações de Pedro Sobrinho (Mirante FM) e Bruna Castelo Branco (Editoria de Cultura do Jornal O Estado do Maranhão).

Nynrod Weber, Clóvis Cabalau e Carla Lima na sabatina com Bira do Pindaré, candidato à Prefeito de São Luís pelo PSB. Foto: Paulo Soares

O candidato defende uma gestão de transparência, participação popular e de inversão de prioridades. Entre os compromissos do Plano de Governo, Bira do Pindaré garantiu, caso seja eleito prefeito da capital, a construção de uma CEASA na Zona Rural de São Luís. Na área cultural, prometeu o cumprimento do Plano Municipal de Cultura, da criação dos projetos a VIRADA CULTURAL DE SÃO LUÍS, no dia do aniversário da cidade e a ARTE PRA TODA PARTE, para atender a juventude e os bairros da capital, como opção lazer e cultural.

Candidatura própria

O candidato Bira do Pindaré descartou a aliança do PSB com o PT e outros partidos de esquerda alegando que os acordos políticos foram tratados em âmbito nacional. Ele destacou a importância em ser candidato pela primeira vez pelo partido após desistência por conta de empecilhos dentro da própria sigla partidária.

- Nós já estavámos preparados para uma candidatura própria para o partido. Esta questão das alianças foi tratada em âmbito nacional. Infelizmente, não houve entendimento entre os partidos para estabelecer a aliança e nós seguimos o nosso curso normal. Pra mim já é um grande feito ser candidato. Tentei três vezes seguidas ser candidato à prefeito pelo PSB e sempre esbarrava no problema partidário. Desta vez não tivemos problema partidário. O partido está integralmente conosco, priorizando a nossa candidatura. Isso pra mim é motivo de satisfação, de empolgação para fazer o debate e participar desta campanha - enfatiza.

Parceria Institucional

Questionado se é membro do consórcio de candidatos à prefeito, que não é oficializado e comentam ter o apoio do governo do Estado, Bira do Pindaré disse ser um aliado do governador Flávio Dino legitimado com a participação dele como secretário de Ciência e Tecnologia em que diz ter deixado um legado.

- Se na verdade existe consórcio não me convidaram para esta assembleia. Eu não participei, não há qualquer construção neste sentido. Há legitimidade dos partidos que de maneira autônoma apresentam seus pleitos. Eu faço parte de um partido que tem atuação nacional, tem um projeto nacional, tem interesse na disputa nas capitais. Portanto, aqui represento uma força política. O governador Flávio Dino é um aliado nosso, sempre tive ao lado do governador, sempre apoiei todas as suas eleições. Participei ativamente da construção desse projeto, me orgulho disso. Fui secretário de Ciência e Tecnologia e deixei um legado importante, entre os quais, a implantação da rede da UEMA, Cidadão do Mundo, vários programas fundamentais para nossa juventude. Me orgulho disse. Agora, temos que separar o apoiador do bajulador. Não temos de ter uma postura de bajulação seja com quem for. E com o governador, menos, porque é uma pessoa que não concorda com este tipo de comportamento. Temos uma aliança política que deu muito certo no Maranhão é muito importante para São Luís. Qualquer que seja o gestor da cidade deve manter boa parceria com o governo do Estado para que São Luís possa avançar cada vez mais - esclarece.

Perfil

Natural de Pindaré-Mirim, município a 255 km de São Luís, Bira do Pindaré tem 51 anos e é advogado, bancário e professor. Atualmente, está no primeiro mandado de deputado federal e foi deputado estadual por dois mandatos entre 2010 e 2014.

Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e possui mestrado em Políticas Públicas também pela UFMA. A jornalista e professora Letícia Cardoso será candidata à vice-prefeita pela chapa única. O PSB lançou 40 candidatos a vereadores para a Câmara Municipal de São Luís

Próximo candidato

A rodada de entrevistados com os candidatos à prefeito de São Luís recebe o candidato à prefeito de São Luís, pelo PODEMOS, Eduardo Braide. O programa vai ao ar, nesta terça-feira (29/9), das 12h às 13h, na Mirante FM.

Lista dos candidatos entrevistados

O sorteio de candidatos à Prefeito de São Luís foi realizado na tarde dessa quinta-feira (17/8), no auditório do Grupo Mirante. Saiba ordem das entrevistas:

30/9 - YGLÉSIO MOYSES - PROS
1/10 - FRANKLIN DOUGLAS - PSOL
2/10 - NETO EVANGELISTA - DEMOCRATAS
5/10 - CARLOS MADEIRA - SOLIDARIEDADE

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.