Mirante FM

Luisa da Fonseca apresenta um roteiro musical em que o protagonismo é o corpo da mulher na contemporaneidade

A professora mestra da Universidade Federal destacou seis vozes femininas cujas as narrativas condizem com a sua pesquisa sobre o corpo, gênero, identidade e memória para sua tese de doutorado.
Pedro Sobrinho/Jornalista 14/09/2020 às 13h14

Luisa da Fonseca, professora da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, foi a anfitriã nesse domingo (13/9), do quadro semanal "TERRA ALTERNATIVA', no Plugado, na Mirante FM. Ela apresentou um roteiro musical só com mulheres baseado em pesquisa sobre o corpo, gênero, identidade e memória para sua tese de doutorado, onde analisa e reflete acerca das representações e narrativas visuais sobre o corpo da mulher na contemporaneidade. Na audição destaques para as vozes e atitudes de Mariene Castro, Elza Soares, Nina Simone, Beyoncé, Francisco El Hombre e Maria Bethânia.

Luisa da Fonseca no Terra Alternativa, no Plugado, Mirante FM. Foto: Divulgação

Perfil

Professora mestre, Luisa da Fonseca, leciona no Departamento de Artes Visuais da UFMA desde 2009. É Doutoranda em Ciências da Cultura pela UTAD/Portugal, Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFMA, licenciada em Educação Artística/ Artes Visuais pela UFMA.

Pesquisadora dos grupos de pesquisa em Arte contemporânea – GEPIARTE/UFMA/CNPq e em Educação Social com professores da UNICAMP e UFSCAR – GEPSEJA. Também é bacharel em Fisioterapia, mas atualmente não atua na área.

Baiana de Salvador, vive em São Luís desde 1991. Desenvolve pesquisas sobre corpo, gênero, identidade e memória para sua tese de doutorado, onde analisa, interpreta e reflete acerca das representações e narrativas visuais sobre o corpo da mulher na contemporaneidade.

Será em breve publicada em uma edição comemorativa pela Universidade de Coimbra/UC, num trabalho inédito onde reúne considerações acerca das narrativas do olhar do homem português sobre a mulher brasileira, a partir das cartas de Pero Vaz de Caminha e entrevistas realizadas com homens portugueses.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.