Festejando aniversário da Ilha do Amor

Betto Pereira é uma das atrações da live Devotos de São João nos 408 anos de São Luís

Em entrevista na noite dessa quinta-feira, (3/9), no Plugado, na Mirante FM, o cantor, compositor e artista plástico falou da importância do evento. Também comentou sobre o seu mais recente álbum, intitulado Tudo Tem Você.
Pedro Sobrinho/Jornalista 04/09/2020 às 17h49

O cantor e compositor maranhense, Betto Pereira, conversou sobre a Live "Devotos de São João", que acontece neste domingo (6/9), às 17h, abrindo as comemorações do aniversário de 408 anos de São Luís. A transmissão será feita pelo canal do youtube do imirante.com

Betto Pereira na programação da live cultural Devotos de São João. Foto: Facebook/Divulgação

Segundo Betto, o projeto, idealizado pelo fotógrafo Meireles Júnior, vai reunir música, folclore, artes plásticas e fotografia, em um evento inédito para festejar o aniversário da capital maranhense e de valorização as pessoas que fazem a Cultura Popular do Maranhão.

- Este evento traduz o sentimento que melhor resume esse amplo e rico fenômeno cultural maranhense que é o São João: A Devoção. Infelizmente, não aconteceu por conta da pandemia. Esta iniciativa do fotógrafo Meireles Júnior em que fui convidado por ele para participar é um momento de celebrar os 408 anos de São Luís e cultuar as manifestações folclóricas, os mestres, brincantes. Farei um elo entre a música e as artes plásticas, atividade que convivo muito bem e já faz parte da minha trajetória artística - complementa.

Betto também falou sobre o seu último disco, intitulado "Tudo Tem Você". Segundo o artista, o disco é dedicado a companheira dele. Disse, ainda, que só agora o disco está pronto. Para Betto é um trabalho de uma potência enorme, uma repaginada em sua musicalidade.

- É um trabalho feito com boas parcerias, como Gilberto Mineiro, Zeca Baleiro, arranjos de Zé Américo Bastos, entre tantos outros parceiros que contribuíram para a realização do meu 16º disco. Vamos divulgar nas mídias tradicionais e plataformas digitais. E já estamos pensando em correr o Brasil passando por São Luís, Fortaleza, aqui no Rio de Janeiro, e por aí vai - garante.

Devotos de São João

Idealizado por Meireles Junior, em parceria com os artistas Betto Pereira, César Nascimento e Chiquinho França, o projeto tem duplo objetivo: Divulgar a rica cultura junina maranhense e apoiar financeiramente grupos folclóricos que esse ano não se apresentaram nas festas juninas em função da pandemia da Covid-19.

O fotógrafo Meireles Junior e as atrizes Áurea Maranhão e Nicole Meireles irão apresentar a Live que será transmitida pelo YouTube (imirante.com). Serão lançados também os clipes das músicas Festa do Bumba-boi (César Nascimento, Íris Cavancante e Isaac Cândido) e Baixada (Chiquinho França e Mhario Lincoln), ambas inéditas, e os clipes ilustrados com a sensibilidade e beleza das imagens de Meireles Junior.

Eles irão transportar os telespectadores aos sons das matracas e pandeirões, sotaques, gingados e coreografias, brilhos, cores, belezas e demais elementos culturais que levaram o Bumba Meu Boi do Maranhão a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2019; e que fizeram o São João do Maranhão ser a maior manifestação cultural do estado. Entre os convidados estão: Tambor de Crioula de Apolônio; Cacuriá de D. Teté; Boi Unidos de Santa Fé (Baixada); Boi de Axixá (Orquestra); Boi de Nina Rodrigues (Orquestra); Boi Unidos Venceremos (Zabumba); Boi da Vila Conceição (Costa de Mão); Boi Pérolas dos Lençóis (Orquestra); Boi de Maracanã (Matraca); Dança do Lelê de Rosário; Boi Barrica (Alternativo) e Tambor de Crioula São Benedito de Itapera.

A live tem ainda convidados especiais como a influenciadora digital Thaynara OG; a pesquisadora Zelinda Lima; o Superintendente do Iphan/MA Maurício Itapary, e estrelas como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Beneditto, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, Sandra Duailibe, Coral de São João, Fernando de Carvalho e o pianista Wesley Sousa, entre outras surpresas.

E mais, exposição virtual de telas pintadas por Betto Pereira a partir de fotografias do São João do Maranhão de autoria de Meireles Junior. As telas, assim como livros de Meireles Junior e DVDs dos demais artistas, serão sorteados ao longo da live e estarão expostas virtualmente no Instagram do projeto, no perfil @devotosdesaojoao.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.