Reverenciando São Luís: ilha do amor

Luiz Júnior Maranhão disponibliza na internet o videoclipe de Saudade do São João

A música tem as participações dos cantores Zeca Baleiro, Flávia Bittencourt e Liv Moraes. É uma homenagem à cidade de São Luís, que no dia 8 de setembro celebra 408 anos de fundação.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

O cantor, compositor e violonista Luiz Júnior Maranhão lança nesta terça-feira, dia 1º de setembro de 2020, às 20h, nas plataformas digitais, o videoclipe da música de sua autoria “Saudade do São João”. O trabalho, que tem as participações dos cantores Zeca Baleiro, Flávia Bittencourt e Liv Moraes, é uma homenagem à cidade de São Luís que no dia 8 deste mês comemora 408 anos de fundação.

Luiz Júnior Maranhão lança videoclipe de música que reverencia São Luís. Foto; Facebook/Arquivo
Luiz Júnior Maranhão lança videoclipe de música que reverencia São Luís. Foto; Facebook/Arquivo

Os internautas vão poder acessar o clip no canal do youtube (https://www.youtube.com/user/luizjr9), instagram (https://instagram.com/luiz_junior_mara?igshid=z8pwho0tud40)
e facebook (https://www.facebook.com/luizsantosjunior) .

Luiz Junior Maranhão disse que a música foi inspirada na cultura popular maranhense e retrata o sentimento de todas as pessoas que esperam ansiosamente chegar o período de um dos maiores festejos juninos do Brasil, que é o São João do Maranhão. “Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as festas juninas em nosso estado não ocorreram, deixando em todos uma sensação indescritível de saudade. Daí veio a inspiração para compor essa música”, conta o compositor.

As imagens do clip para homenagear São Luís no mês do aniversário da cidade, foram filmadas em junho deste ano, no Centro Histórico da capital, local de grande efervescência cultural. “A Praia Grande é o maior centro cultural que nós temos ao ar livre, onde todas as manifestações populares se reúnem ao longo do ano”, afirma Luiz Júnior Maranhão. A escolha do ambiente para o clip, segundo o compositor, foi para mostrar os casarões coloniais, as ruas em pedra de cantaria e a ligação do local com a cultura popular, na cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade, desde 1997, e que tem o complexo cultural bumba meu boi, desde 2019, como Patrimônio Cultural Imaterial, títulos concedidos pela UNESCO.

- Saudade do São João” traz também apresentações do Boi de Santa Fé, com suas índias e cazumbás, como um dos principais grupos representantes das manifestações populares do estado. A música, com o ritmo do bumba meu boi de Pindaré, procura, conforme descreve o compositor; - externar toda a saudade que os nordestinos sentem da maior festa popular da região, em especial do bumba boi do Maranhão - complementa.

Para interpretar junto com ele a música, Luiz Júnior Maranhão convidou nada menos que os maranhenses consagrados nacionalmente Zeca Baleiro e Flávia Bittencourt, e também a paulista Liv Moraes, filha do saudoso cantor e compositor Dominguinhos e da cantora Guadalupe Mendonça. Liv tem 20 anos de carreira, é considerada intérprete de desataque da nova geração e vencedora como melhor cantora de forró no VI Prêmio da Música de Pernambuco, com seu segundo álbum intitulado “É Você”, indicado ao gramy latino de 2008.

O arranjo de “Saudade do São João” é do próprio compositor que também nessa música toca violão 7 cordas, viola caipira e contrabaixo. A percussão é de Wanderson Silva, bandolim de Roberto Chinês e sanfona de Rui Mário. O clip foi produzido pelo autor da composição e teve produção de imagens e edição de Júnior Barreto. Algumas imagens foram cedidas pelo Boi de Santa Fé e Centro Cultural Vale Maranhão.

A música “Saudade do São João” vai integrar o disco que o artista está produzindo em comemoração aos seus 35 anos de carreira. Será o seu primeiro álbum como cantor e compositor e traz composições recentes autorais e em parceria com Zeca Baleiro, Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha, Sérgio Habib, Celso Borges, Ricarte Almeida, o irmão Carlos Parná e o pai José Luís Santos.

SERVIÇO

O QUE: lançamento do clip da música “Saudade do São João”, do cantor e compositor Luiz Júnior Maranhão, com participação dos cantores Zeca Baleiro, Flávia Bittencourt e Liv Moraes. Homenagem aos 408 anos da cidade de São Luís
ONDE: lançamento nas plataformas digitais
QUANDO: terça-feira, dia 1º de setembro de 2020 (clip disponível a partir das 20h)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.