Reggae: original e dançante

Celso Borges e Fernando Abreu disponibilizam versão para música de Bob Marley

Machado Afiado é uma versão livre da canção Small Axé do cantor e compositor jamaicano, gravada pela dupla de poetas, em junho e virou videoclipe pelas mãos de Inácio Araújo, da Carabina Filmes.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

Já está disponível o videoclipe da música "MACHADO AFIADO". Os poetas Celso Borges e Fernando Abreu juntaram seu amor ao reggae e à música de Bob Marley para fazer uma versão livre da canção Small Axe, do cantor e compositor jamaicano. O reggae MACHADO AFIADO foi gravado no mês de junho e virou clipe pelas mãos de Inácio Araújo, da Carabina Filmes.

Celso Borges e Fernando Abreu em Machado Afiado versão de Small Axe de Bob Marley. Foto: Divulgação
Celso Borges e Fernando Abreu em Machado Afiado versão de Small Axe de Bob Marley. Foto: Divulgação

Na primeira etapa do projeto, em junho, os poetas gravaram a parceria no Estúdio Zabumba Records. A produção musical foi assinada pelo percussionista Luiz Claudio, que também tocou na sessão. Fernando Abreu fez os violões e dividiu os vocais com Celso Borges; Jesiel Bives tocou teclados e baixo; e George Gomes, bateria. Jailton Sodré gravou, mix e masterizou a faixa.

No mês seguinte a dupla saiu às ruas acompanhada pela câmera de Inácio Araújo, da Carabina Filmes, e gravaram imagens na Praia Grande. A edição final do clipe terá também a participação especial do artista plástico Edson Mondego tocando berimbau.

- Nos divertimos muito nas gravações, tanto no estúdio quanto nas ruas do centro. A gente sabe que não é cantor nem tem pretensões de seguir carreira ou algo parecido. Machado Afiado é antes de qualquer coisa uma homenagem a Bob Marley, um cara que admiramos muito - afirma Celso Borges.

Para o poeta Fernando Abreu “o reggae e Bob Marley estão misturados com a poesia da gente desde o começo. Estamos muito felizes de cantar uma letra que é uma leitura livre mas reverente de um poeta do povo, que sempre será farol e referência".

MACHADO AFIADO
Versão livre de Fernando Abreu e Celso Borges
Para a música Small Axe, de Bob Marley

Se é tarde eu não sei
Resistimos
Somos Davi
Se você é Golias

A gente vai pra cima de ti
É inútil fugir
Tu queda é pra já
Cadê tua coragem?

Você me dá pão e circo
Querendo se dar bem
Mas o pau que dá em Chico
Dá em Francisco também

Você cavou sua cova
Se envenenou com seu ódio
Eu já disse e vou repetir
Sai fora, man
Sai fora
É capoeira pra cima de ti
Não corre man
Não corre

Você me dá pão e circo
Querendo se dar bem
Mas o pau que dá em Chico
Dá em Francisco também

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.