Premiação mais que justa

Edital do Itaú Cultural veio como reconhecimento e um fôlego neste momento de Pandemia, relatam cineastas maranhenses

Brena Maria Amorim e Nayra Albuquerque foram selecionadas para o Edital da Série Arte como Respiro; múltiploes editais de emergência, voltado para profissionais de audiovisual. Elas estão entre os 200 trabalhos selecionados.
Pedro Sobrinho/Jornalista 05/08/2020 às 10h54

As cineastas maranhenses, Brena Maria Amorim e Nayra Albuquerque, selecionadas para o Edital da Série Arte como Respiro: múltiplos editais de emergência, voltado para profissionais de audiovisual, estão entre os 200 trabalhos selecionados de 23 estados das cinco regiões brasileiras. O edital recebeu 3.758 inscrições.

Cineasta Nayra Albuquerque com curta-metragem selecionado em Edital do Itaú Cultural

Em conversa informal no último domingo (2/8), no Plugado, na Mirante FM, as meninas receberam a notícia como um reconhecimento aos trabalhos na área do audiovisual e um fôlego neste momento de crise sanitária, econômica e social que assusta à humanidade.

O audiovisual é o sexto chamamento da série Arte com Respiro, que já contemplou artes cênicas, música, literatura, artes visuais e poesia surda.

Nesta convocatória, foi proposta aos candidatos inscritos uma provocação sobre o tema descobertas e/ou redescobertas, uma vez que está na essência da existência humana e, naturalmente, faz parte do enredo de tantos filmes entre prazeres, dores, afetos, desafetos, medos, ousadias, saberes, histórias, objetos, espaços, percepções da vida e demais possibilidades.

Nayra Albuquerque disse que o trabalho apresentado por ela a Curadoria do Itaú Cultural foi um minidocumentário chamado Coração Jurema.

- Este trabalho venho realizando desde 2018. Ele tem quatro versões, de diferentes de tamanhos, de minutos diferentes. Representam o encontro que tive com dona Filomena, Jurema e a cultura afro-indígena. Nele, Jurema é apresentado de maneira afetiva, de maneira ligada à natureza. É um trabalho de encontros e encantaria com a força da ancestralidade afro-brasileira e indígena - explica.

Já Brena impressionou a Curadoria do Arte com Respiro do Itaú Cultural com Obabirim, que em Iorubá significa "rainha". - É um trabalho que chamo de trabalho oração. É uma videoarte com música, texto, imagens totalmente autorais, feitas por mim. Foi gravada no meu quintal nestes tempos de isolamento social. Fala sobre a rainha Nanã. Este trabalho surge da necessidade escrever, de precisar fazer algo para ocupar a cabeça, além de notícia, medo, sentimento por muitas pessoas durantes estes tempos. E Obabirim é um pedido meu, pessoal, que acaba sendo uma oração, um pedido de outras pessoas. Significa "rainha" em "Yorubá", detalha.

Premiação e formato de apresentação

Os autores de cada trabalho contemplado receberão o valor bruto de R$ 3 mil. Fica a cargo do Itaú Cultural a sua forma de exibição, podendo chegar ao público por meio da grade de programação virtual da organização, por suas redes sociais ou, ainda, pelos canais e mídias dos próprios artistas.

Participação maranhense

Os artistas maranhenses têm marcado presença constante entre os selecionados nos editais de emergência do Itaú Cultural, lançados no período de pandemia do coronavírus.

Foram cinco selecionados no Arte como Respiro Música, três no relacionado às Artes Visuais e mais quatro no quinto edital da série, em apoio à literatura.

Veja a lista com artistas contemplados em Editais do Itaú Cultural

No edital emergencial de apoio à literatura, foram quatro poetas maranhenses selecionados: Ícaro Novaes, Celso Borges, Gustavo Marques da Silva Castro e Adriana Gama de Araújo.

Já no de Artes Visuais, na categoria de Produção Artes Visuais, foram selecionados M H F Vasconcelos e Amanda Gabrielle Mendes Nascimento. Na categoria Série Fotográfica, foi selecionado Marcelo Guimarães Rios Mendes.

No de música, divulgado em maio, na categoria autoral, foram selecionados os grupos Boi do Una, Cena Roots e The Caldo de Cana, além dos cantores Jefferson Carvalho e Dicy.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.