Zeca Baleiro conversa, semanalmente, com músicos portugueses homenageados no Canções D''Além Mar

Nessa segunda-feira (3/8), o papo musical foi com o lusitano Rui Veloso, autor de "Todo o Tempo do Mundo". o cantor e compositor maranhense já trocou ideia com Pedro Abrunhosa, João Gil e Sérgio Godinho.

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

Semanalmente Zeca Baleiro tem conversado em sua página do Instagram (@zbaleiro) com os fãs e alguns dos artistas portugueses homenageados no "CANÇÕES D´ALÉM MAR", seu novo disco.

Zeca Baleiro e o disco Canções D''Além Mar. Foto: Silvia Zamboni
Zeca Baleiro e o disco Canções D''Além Mar. Foto: Silvia Zamboni

Depois dos lusitanos Pedro Abrunhosa, João Gil e Sérgio Godinho, nessa segunda-feira, (3/8), o papo musical foi com Rui Veloso. Pontualmente, às 17h (horário de Brasília) e 21h (em Portugal), Baleiro toca “Canções d’Além-mar” e conversou com Rui Veloso, um dos cantautores portugueses homenageado em seu novo álbum

Com Carlos Tê, Rui Veloso é autor de “Todo o Tempo do Mundo”, oitava faixa do álbum “Canções d’Além Mar”.

- Esta canção é um hino pop, que me tocou desde a primeira vez que ouvi - comenta Zeca Baleiro. Vale destacar que, este ano, Rui Veloso comemora 40 anos de “Ar de Rock”, álbum seminal do rock português dos anos 80.

O disco

No dia 10 de julho, chegou nas plataformas digitais "Canções d´Além-mar", álbum em que o cantor e compositor Zeca Baleiro homenageia autores portugueses como Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Fausto, Zeca Afonso, Rui Veloso e Carlos Tê, Jorge Palma, António Variações, Ornatos Violeta, Vitorino, João Gil e João Monge, e José Cid.

Baleiro anunciou o lançamento do álbum com o single e clipe "Às Vezes o Amor", uma canção de Sérgio Godinho que mereceu rasgados elogios do cantautor português, que descreveu esta versão como "uma apropriação genial do cantautor brasileiro". Em seguida ao lançamento do álbum, Zeca lançou o clipe “Tu Não Sabes”, composição de Pedro Abrunhosa.

Gravado durante as semanas de isolamento na cidade de São Paulo, o clipe “Tu Não Sabes” é estrelado pela atriz Ana Rita Abdalla, responsável também pela fotografia, com roteiro do premiado ator, autor e cofundador da cia Os Satyros Ivam Cabral e direção de Marcelo Amiky, que já colaborou com Baleiro em outros projetos, como o dvd “A Viagem da Família Zoró” e o show "Calma Aí, Coração".

Desde os anos 80, Baleiro acompanha com atenção a música mais contemporânea produzida em Portugal. A escolha do repertório para o álbum não foi tarefa fácil. “Este disco é uma declaração de amor à música feita em Portugal, com ênfase na produção das últimas décadas. É parcial como todo tributo”, comenta Baleiro, que vem acalentando esse projeto há alguns anos.

A arte do álbum tem a assinatura do artista plástico Elifas Andreato, o mago das capas de disco no Brasil. “Canções d'Além-mar" é um lançamento da Saravá Discos, com distribuição digital da ONErpm.

CANÇÕES D’ALÉM-MAR

Às Vezes o Amor [Sérgio Godinho]

Tu não Sabes [Pedro Abrunhosa]

Ali Está a Cidade [Fausto]

Capitão Romance [Ornatos Violeta]

Compositores: Alexandre Nuno Ribeiro Prata / Elisio Paulo Pinto Donas De Oliveira / Manuel Gomes Coelho Pinho Da Cruz / Miguel Vicente Esteves Cardoso / Pedro Vieira Da Cunha Santos

Balada de Outono [José Afonso]

Canção de Engate [António Variações]

Razão de Ser (E Valer a Pena) [João Gil e João Monge]

Todo o Tempo do Mundo [Rui Veloso e Carlos Tê]

Menina, Estás à Janela [Vitorino]

Bairro do Amor [Jorge Palma]

É no Silêncio das Coisas [José Cid]

* Mixagem - Alexandre Fontanetti (estúdio Space Blues - SP)

** Masterização - Carlos Freitas (estúdio Classic Master - EUA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.