Festança do folclore maranhense

Magnífica celebra a Cultura Popular do Maranhão com o Matracaço no Arraial Bumba Minha Casa

A festança contou com a cantora Alcione, além das apresentações do Boi de Axixá e Boi Barrica. A ação foi coordenada pela influenciadora digital Thaynara OG e o radialista João Marcos, da Mirante FM.
Pedro Sobrinho/Jornalista 30/06/2020 às 09h03
Alcione no Live do Arraial Bumba Minha Casa (Alcione)

Bandeirinhas coloridas, barraquinhas de palha, sons de matracas e pandeirões, índias, caboclos de fita, vaqueiros e o boi. Todos esses elementos que representam a cultura popular do Maranhão são lembrados com saudade por todos que amam o São João e esse ano não puderam ir pros arraiais celebrar a festa.

Para amenizar essa saudade, a cerveja Magnífica, nascida e criada no Maranhão teve uma ideia que vai juntar todo mundo, cada um na sua casa, em um movimento batizado de Matracaço, no Arraial Bumba Minha Casa, parceira no arraial organizado pelo Grupo Mirante. A ideia é que cada maranhense vá para a janela, sacada ou varanda, tocar sua matraca para celebrar o São João do Maranhão.

O primeiro Matracaço aconteceu na noite dessa segunda-feira (29), dia de São Pedro, santo festejado pelos grupos de Bumba Meu Boi todos os anos. A ação coordenada pela influenciadora digital Thaynara OG, embaixadora da cerveja Magnífica, e pelo radialista João Marcos, da Mirante FM, na primeira live do Arraial Bumba Minha Casa, durante a apresentação do Boi da Maioba. A live foi transmitida no site www.bumbaminhacasa.com e no canal do portal Imirante no Youtube, a partir das 20h.

A festança teve início com o show da cantora Alcione, e logo em seguida aconteceram as apresentações do Boi da Maioba, Boi de Axixá e Boi Barrica, encerrando a primeira noite com um espetáculo que mostra a diversidade do São João do Maranhão.

Para Tiemy Schneider, gerente de Marketing da Magnífica, a ideia é proporcionar aos maranhenses a alegria de viver as festas juninas em casa, ao lado da família e em segurança.

- O São João é um dos momentos mais esperados pelos maranhenses. É quando expressam o orgulho de suas raízes, que vão aos arraiais aplaudir de perto as manifestações da cultura local. Este ano o cenário mudou, mas esse sentimento precisa ser vivenciado. Com certeza o Matracaço vai proporcionar momentos de alegria e de celebração para cada um que participar com a gente - disse Tiemy.

O Matracaço da cerveja Magnífica acontece também no dia 10 de julho, durante a apresentação do Boi de Maracanã na última live do Arraial Bumba Minha Casa. Dessa vez com a participação de Marquinho da Maioba e Beto de Maracanã, numa grande união dos principais bois de sotaque de matraca do Maranhão. Além da festa, as lives também serão uma forma de apoiar os grupos de Bumba Meu Boi por meio de doações.

O Arraial Bumba Minha Casas é realizado pelo Grupo Mirante e agência Phocus, com patrocínio da Cerveja Magnífica e da Equatorial Energia. Com 15 atrações, entre elas sete grupos de Bumba Meu Boi e artistas consagrados da música maranhense, o arraial promete muita animação e conta com shows de Mano Borges e participações de Cesar Nascimento, Beto Pereira, Ronald Pinheiro e Erasmo Dibel, e ainda apresentações do Boi de Santa Fé, Boi de Axixá, Boi de Morros e da Banda Mesa de Bar.

A programação completa e as informações sobre como fazer as doações estão disponíveis no site www.bumbaminhacasa.com. No site há também informações sobre a história do Bumba Meu Boi, curiosidades sobre os sotaques, receitas para fazer em casa e Barraca Interativa. Para aparecer nas lives marque suas postagens nas redes sociais com a #BumbaMinhaCasa

Serviço

O quê: Matracaço da Cerveja Magnífica no Arraial Bumba Minha Casa

Quando: Dia 29 de junho e dia 10 de julho

Horário: A partir das 20h

Onde: No site www.bumbaminhacasa.com e no canal do Portal Imirante, no Youtube.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.