Interconectividade cultural e musical

Flávia Bittencourt representa o Maranhão em bate-papo virtual em Festival Internacional

Juntamente com a cantora baiana Mariene Castro, a artista maranhense vai trocar ideia sobre a relevância da cultura do Nordeste Brasileiro, domingo, dia 28 de junho, com transmissão no canal do YouTube do Smithsonian
Pedro Sobrinho/Jornalista 26/06/2020 às 13h18

A cantora maranhense Flávia Bittencourt, juntamente com a baiana Mariene de Castro, participa às 15h (horário brasileiro) do "Conversation & Song", que faz parte da programação do SmithSonian Folklife Festival. A transmissão será feita pelo canal do YouTube do Smithsonian.

Flávia Bittencourt papeando sobre música e arte nordestina. Foto: Divulgação

Este ano, o evento está focado na cultura do Nordeste brasileiro, com a presença dos estados do Maranhão, representado pela artista Flavia Bittencourt, Pernambuco, representado por Lenine, e Bahia representada por Mariene de Castro, além das culturas do Benin, Louisiana, Emirados Árabes e suas conexões, a fim de compartilhar histórias sobre as maneiras pelas quais o conhecimento cultural conecta os portadores da cultura brasileira ao universo mais ampliado.

A escolha das apresentações do Festival é baseada em um processo de pesquisa multi-referenciada - fundamental para a elaboração de um conceito-orientador da programação - em colaboração com pesquisadores e portadores

Compreendendo 19 museus, 7 centros de pesquisa e um zoológico nacional, o Smithsonian Institution é o maior complexo de pesquisa, educação e museus do mundo. Seu programa mais antigo e reconhecido, o Smithsonian Folklife Festival, é dedicado ao envolvimento, intercâmbio e pesquisa interculturais.

Histórico

Fundado em 1967, o Festival já recebeu portadores de cultura de todos os cantos dos Estados Unidos e de mais de 100 países. Em cada verão, ao longo de dez dias, o evento toca a vida de centenas de milhares de pessoas no National Mall, em Washington, D.C., e milhões de pessoas, em todo o mundo. No ano de 2020 o festival tem como objetivo apresentar as culturas do Nordeste brasileiro, em particular os estados da Bahia, Maranhão e Pernambuco.

O Center of Folklife and Cultural Heritage (Centro de Culturas Populares e Patrimônio Cultural) é uma unidade educacional e de pesquisa do Smithsonian Institution que produz o Smithsonian Folklife Festival, o Smithsonian Folkways Recordings, exposições, documentários e vídeos, simpósios, publicações e materiais educativos. Também mantém os Arquivos e Coleções Ralph Rinzler Folklife, realizam pesquisas orientadas para a política de patrimônio cultural e etnográfico e proporcionamos oportunidades educacionais por meio de bolsas de estudo, estágios e programas de treinamento.

A filosofia da entidade é aliar pesquisas de alta qualidade com forte participação da comunidade engajada para ampliar seu alcance educacional, afetando as políticas e práticas do patrimônio cultural nos níveis local, nacional e internacional.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.