Ritmos e coreografias criados às margens do Munim

Boi de Nina Rodrigues reinventa o sotaque de Orquestra no Maranhão

Natural de Barras, no Piauí, Maria da Conceição Fortes Braga chega ao Maranhão para fazer história na Cultura Popular do Maranhão. Fundado em 1990, o Boi de Nina Rodrigues é uma referência no São João do Maranhão.
Pedro Sobrinho/Jornalista 25/06/2020 às 12h25
Concita Braga: idealizadora, criadora e amo do Boi de Nina Rodrigues (Boi de Nina Rodrigues)

O boi de Nina Rodrigues foi criado município de Nina Rodrigues, antiga Vila da Manga, distante de São Luís 180 Km, situados às margens dos rios Munim, Preto e Iguará.

Em 28 de março de 1989, com o objetivo de preservar e resgatar os traçõs culturais e remanescentes do município, Concita Braga, inicia uma pesquisa dentro da Nina Rodrigues para identificar qual das manifestações folclóricas representaria com maior dignididade as histórias/estórias, os costumes e valôres daquela comunidade. O bumba meu boi foi a brincadeira escolhida com a mais expressiva. A partir daí, surge o bumba meu boi de Nina Rodrigues "Brilho da Balaiada", com o DNA da família Braga,

O boi nasce em 1990 desenvolvendo junto ao povo maranhense, o resgate cultural através da música e poesia, na perspectiva de manter vivo e exuberante o sotaque de orquestra. Desde então, o boi de Nina Rodrigues, com mais de 20 anos de existência, gravou cinco vinis, 22 cd´s, mantendo-se como referência da Cultura Popular do Maranhão.

Em entrevista ao programa Barracão Pão com Ovo, apresentado por João Marcos, César Boaes (Clarisse Milhomem), Adeilson Santos (Dijé), produção do jornalista Pedro Sobrinho, a folclorista Concita Braga, a brincadeira mantém suas coreografias harmônicas, ritmadas, sendo o pioneiro na introdução de novos instrumetos não utilizados até então no bumba boi de orquestra, sem perder, no entanto, as suas raízes e preservação das suas características regionais.

Entre os artistas locais que contribuiram com o boi de Nina Rodrigues, Concita destaca Josias Sobrinho, Rogéryo Du Maranhão, Djalma Chaves, Papete, Betto Pereira, Mano Borges, César Nascimento, Humberto de Maracanã.

"Nordeste Brasileiro" é uma das principais toadas da brincadeira. A composição é da própria Concita Braga, natural de Barras, no Piauí, e tem como nome de batismo, Maria da Conceição Fortes Braga.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.