Bumba "Live" Boi

Rita Benneditto homenageia o Bumba Meu Boi, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A live com participações de Alcione, Geraldo Azevedo e de 13 representantes dessa manifestação artística, será nesta sexta-feira, (26/6) às 19h30, no canal do Imirante. YouTube
Pedro Sobrinho/Jornalista 24/06/2020 às 14h15
Rita Benneditto reverenciando o folclore maranhense (Rita Benneditto)

O Bumba Meu Boi é uma manifestação artística que se expressa no Brasil desde idos do século XVIII até os dias de hoje. Ela é preservada com afinco em diferentes regiões do país.

No estado do Maranhão, ela constitui um complexo cultural que abarca seis diferentes ritmos – ou “sotaques”, como são conhecidos. Essa arte foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em dezembro de 2019. São fortes as ligações da cantora Rita Benneditto com esse bem cultural. E a artista vai louvar essa tradição na sua nova live.

A “Bumba Live Boi” terá as participações da cantora Alcione e do cantor e compositor Geraldo Azevedo, além das de 13 nomes que mantêm essa tradição viva naquele estado. São eles: Zé Olhinho (Boi de Santa Fé), Ribinha (Boi de Maracanã), Leila Naiva (Boi de Axixá), Chagas (Boi São José de Ribamar), Nadir Cruz (Boi Floresta), Inácio Pinheiro e Roberto Brandão (Boi Barrica), Regina Avelar (Boi de Leonardo), Zé Alberto (Boi Famosão) e as Caixeiras do Divino Espírito Santo (Bartira, Dindinha, Graça e Zezé). A eles será revertida parte das doações obtidas durante a transmissão. A apresentação tem patrocínio da Equatorial e acontece no dia 26 de junho, sexta-feira, às 19h30, no canal do Imirante.com no YouTube.

Rita terá a companhia do maestro Zé Américo Bastos, com quem apresentará números que louvam a tradição do Boi, além da própria cultura junina. Alguns exemplos são, Bela Mocidade, tema de Donato Alves gravado por Maria Bethânia -- e Boi de Haxixe de Zeca Baleiro. Autores fundamentais da música nordestina são também reverenciados. São nomes como João do Vale (1934-1996), de quem escolheu Todos cantam sua terra e Pé no lajeiro,
e Dominguinhos (1941-2013), da clássica, "Isso aqui tá bom demais", entre outros.

A apresentação tem patrocínio de Equatorial e apoios de Grupo Mirante, Casa Rysco e Captura Produções
Uma realização Elza Ribeiro Produções

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.