O Novo Normal no Esporte

Secretário Rogério Cafeteira fala da retomada das modalidades esportivas no Maranhão

As academias de ginástica voltaram a funcionar nesta segunda-feira (22/6), seguindo as orientações das autoridades sanitárias estadual. O futebol deve ter suas atividades retomadas a partir de julho.
Pedro Sobrinho/Jornalista 22/06/2020 às 11h08
Secretário Rogério Cafeteira no Jornal Na Mira (Rogério Cafeteira)

O secretário de Estado de Esportes e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira, comentou, na última quinta-feira (18/6), Jornal da Mira, sobre o retorno das academias de ginásticas. A retomada das atividades foi firmada durante reunião, entre os donos dos estabelecimentos e a Sedel, na quinta-feira à tarde.

O Governo Maranhão definiu o retorno das academias, nesta segunda-feira (22/6), em São Luís, capital maranhense. Para funcionar, normalmente, todos estabelecimentos irão seguir as orientações das autoridades sanitárias estadual.

Futebol

O secretário também falou da possibilidade da retomada do Campeonato Maranhense, com os treinamentos dos clubes locais a partir de julho, e a competição retornando no mês de agosto, sem a presença do torcedor no estádio.

- Dos segmentos do esporte em geral, o futebol é a modalidade que pagou um preço alto porque ele parou, em sua totalidade no mundo inteiro. Agora, está retornando, A gente tem que compreender que o futebol maranhense não tem um grande poder de venda de imagens, de jogos. Isto dificulta rendimento para os clubes. Mas, seria um prejuízo maior se não realizarmos o campeonato. Vamos fazer o possível para de alguma maneira ajudar na questão do alojamento dos clubes. É importante ressaltar que a federação tem sua autonomia e que ele chegue a um consenso para que a gente se apresente como colaborador, intermediador junto ao comitê. O campeonato vai retornar sem a presença de torcedores no estádio - esclarece.

A volta das academias foi firmada durante reunião dos donos dos estabelecimentos e a Sedel, na última quinta-feira, (18/6). Indagado por Clóvis Cabalau e Glaydson Botelho, no programa jornalístico, o secretário disse que não existe definida uma data para o retorno de modalidades esportivas de quadra, como o basquete, vôlei, entre outros. Ele garantiu que os pedidos já foram protocolados e enviados para o Comitê de Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, que irá decidir juntamente com o governador do Estado, Flávio Dino.

De acordo com Rogério Cafeteira o setor do esporte também sofreu um grande impacto econômico com a Pandemia do Novo Coronavírus.

- As decisões estão sendo tomadas para que as atividades voltem o mais rápido possível, porém que seja feita com segurança, uma vez que cada modalidade esportiva tem suas peculiaridades. Algumas precisam de contato físico, outras não. Por essa razão todas as federações serão ouvidas para que a necessidade de cada uma seja atendida. Alguns esportes, naturalmente, já praticam o distanciamento, como é o caso do tiro esportivo. Essa poderia voltar, mas já as lutas que exigem contato físico precisam de maior atenção. Existe um Comitê de Combate à Pandemia que analisa cada caso, juntamente com o governador Flávio Dino, decide - explica.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.