Podcast Toca Brasil

"Zeca Baleiro vai falar dos saraus de música com a família que resultaram na sua vertente musical poderosa", diz Edson Natale

Apresentado por Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural, o Toca Brasil joga luz na riqueza da música brasileira em bate-papos. O músico maranhense será destaque nesta terça-feira, dia 7 de abril.
Pedro Sobrinho/Jornalista 05/04/2020 às 16h44
Zeca Baleiro e Edson Natale no Plugado, na Mirante FM (Divulgação)

O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro é o convidado desta terça-feira, dia 7 de abril, da nova temporada do podcast de música Toca Brasil, que o Itaú Cultural produz em seu site (www.itaucultural.org.br), e que estreou em março com a cantora baiana Xênia França.

Apresentado por Edson Natale, gerente de Música do Rumos Itaú Cultural, o Toca Brasil joga luz na riqueza da música brasileira em bate-papos com pessoas de destaque do mundo da música. Em conversa on-line com o Plugado, neste domingo (5/4), ele falou do projeto Toca Brasil e da participação de Zeca Baleiro como anfitrião desta nova temporada.

- O Toca Brasil tem entrevistados, vários agentes da música. Cantores, compositores, pesquisadores, produtores, enfim, várias pessoas com atuação dentro do universo musical nas mais variadas formas. É um jeito de pensar e refletir, conhecer mais a história do processo criativo e também um pouco da estrutura que está por trás da música que as pessoas ouvem nas rádios, em casa, etc. O podcast traz experiências, conversas de pessoas que são referenciais na música do Brasil - explica.

- Zeca Baleiro é um grande amigo. Tenho uma relação com ele há muitos anos. nossos filhos frequentaram a mesma escola por um período. A minha convivência com Zeca no Toca Brasil, nessa conversa que a gente teve foi muito interessante porque muitas coisas a gente ainda não tinha conversado. Quando ele era menino em São Luís quando a família colocava as cadeiras na calçada para fazer roda de música. Foi a partir daí que ele começou a desenvolver esta vertente musical tão poderosa que ele teve a partir daqueles encontro familiares em uma calçada das ruas de São Luís, que não recordo o nome. Esta conversa tem muita coisa bacana, tem muita coisa poética nestes anos de amizade de tantos anos. Espero que todos e todas gostem e curtam. Zeca é, realmente, dono de uma história maravilhosa que a gente admira muito. Já vi alguns detalhes do podcast. As pessoas que não conhecem vão admirá-lo e quem já conhece vai matar saudade desta figura maravilhosa.

Viagem Introspectiva

E ao ser indagado sobre como o setor cultural brasileiro vai reagir a este processo de transição por qual passa a Terra com a Pandemia global do Coronavírus, Natale considera o momento complexo e acredita que o mundo será outro. Para ele, as pessoas têm que se preparar para conviver com uma nova realidade e acredita que mesmo com todo este processo dolorido a arte sairá vencedora.

- Realmente é um momento bastante complexo para o Brasil, para mundo. Para cultura, para os artistas, para a arte, não será diferente. Eu acho que todos nós estamos passando e passaremos por momento bastante doloroso com tudo isso que esta acontecendo. Na medida do possível é um chamamento pra gente fazer uma viagem introspectiva e mergulhar em nós mesmos para que gente possa tentar sair desse processo melhor. Acho que o mundo será outro depois disso. Certamente, nós todos seremos outros e outras para lidar com este novo mundo. Acho que a perspectiva da gente, mesmo utopicamente, é nos provocarmos para sairmos seres humanos melhores. Com isso, eu reafirmo e acho que todos e todas sabem disso a arte é uma maneira profunda da gente mergulhar em reflexões, em proposições que nos tornam melhores porque quando a gente pensa, reflete e questiona a gente expande. Vamos sobreviver, será duro. Vamos em frente. Desejo que todos e todas fiquem bem, respeitem a quarentena, fiquem casa. Logo estaremos juntos por aí fazendo música, ouvindo música e desfrutando deste Brasil maravilhoso - otimiza.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.