Diáspora Africana

DJ Mukambo rasga elogios a São Luís afirmando ser um berço cultural de raiz e africanidade muito forte

O belga, que visita pela segunda vez a capital maranhense, disse estar encantado com o tambor de crioula, o reggae. Ele promete um setlist cheio de afrobeat, dub, reggae e grooves de brasilidade no Baile do Sound System.
Pedro Sobrinho/Jornalista 06/02/2020 às 23h53
DJ Mukambo na Mirante FM (Divulgação)

O belga Benjamin Tollet, conhecido artisticamente como DJ MUKAMBO, é uma das atrações do BAILE DO SOUND SYSTEM, que rola neste sábado (8/2), no ESPAÇO CULTURAL TREM DAS ONZE, na avenida Beira-Mar, em frente ao prédio da Rffsa. O line-up tem, ainda, os Djs Pedro Sobrinho, Tarcísio Selektah feat Lelo Bantu (MG) e pocket show com CRIOLA BEAT.

Conexão

Ele participou da edição desta quinta-feira (6/2), do Plugado, na Mirante FM. Em sua segunda visita ao Maranhão, o DJ falou que prestigiou o tambor de crioula, o reggae e os museus da cidade. Disse que São Luís é a segunda cidade brasileira que mais admira a cultura destacando Recife, como a primeira.

- Tenho Pernambuco como um Estado brasileiro que mais gosto da cultura, do groove do maracatu, do movimento Mangue Beat, criado por Chico Science. Um artista que cuja a música e poesia atravessam o tempo. Deste rico tempero cultural brasileiro eu também gosto muito de São Luís. Aqui existe uma cultura de raiz e africanidade muito forte - elogia.

Como jornalista, ativista de grooves do mundo, apresentador de radio e DJ, Benjamin Tollet se especializa nas musicas do mundo desde 2005, escreve para vários jornais e revistas belgas, francesas e holandesas com foco em musica africana e da diáspora.

Sua pesquisa musical também se transforma em um podcast semanal, Radio Mukambo, que nos submerge nos grooves do mundo e nas pulsações das cidades onde os sons se misturam para criar músicas mestiças sem fronteiras. Afrobeat, ethiojazz, músicas afro-brasileiras, afro-latinas e luso- africanas, soukouss, reggae/dub/dancehall e hip-hop com sotaque regional/étnico.

DJ Mukambo se dedica a africanizar as noites com grooves que fazem dançar até a madrugada! É um apaixonado por afrobeat e especialista de grooves afro-brasileiros.

Durante quatro anos, Mukambo foi a força atras da festa global grooves maior da cidade de Bruxelas, Groovalicious. Em março de 2018, ele lançou Groovove Kilombo. No mesmo ano, também, lançou a associação KiLOMBO, plataforma de promoção e de desenvolvimento do potencial de bandas de afrobeat e de musica brasileira.

Depois da visita ao Brasil, o DJ MUKAMBO embarca em maio para Malawi, país africano. Lá, ele irá realizar oficinas para jovens carentes.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.