High Vibes Sound versus Deskareggae Sound System

Tarcísio Selektah anuncia Festival Internacional de Sound System, em São Luís, em abril

Djs e estudiosos sobre a cultura sound system do mundo inteiro estarão na capital maranhense, entre os dias 13 e 15 de abril. Quer saber mais sobre o assunto vale conferir o Baile do Sound System, sábado (8/2), em São Luís.
Pedro Sobrinho/Jornalista 03/02/2020 às 16h33
Tarcísio Selektah e Lelo Bantu (MG) na Mirante FM (Divulgação)

A sexta edição do SOUND SYSTEM OUTERNATIONAL será realizada em São Luís, entre os dias 13 e 15 de abril. A informação foi dada pelo professor e DJ Tarcísio Selektah (HIGH VIBES SOUND), na edição desse domingo (2/2), do Plugado, na Mirante FM.

Acompanhado do DJ, MC e "toaster" mineiro, Lelo Bantu (DESKAREGGAE SOUND SYSTEM). Selektah falou da importância do evento para o movimento do Reggae de São Luís. Ele afirmou que o festival vai reunir estudiosos sobre o tema, além de dj´s de várias partes do mundo. O evento terá como locais, a Fábrica Santa Amélia e a Casa do Maranhão, na capital maranhense.

- Assim como nos cinco eventos anteriores do festival e, especialmente, o mais recente em abril de 2019, em Nápoles, na Itália, este evento contará com o apoio e a participação substancial dos profissionais locais dos sistema de som, radiolas e de seu público, instituições educacionais e relacionadas com o reggae, bem como pesquisadores e artistas locais e internacionais. Será uma oportunidade dos DJs e de pessoas envolvidas com a cultura sound system mundo afora vir conhecer de perto o cenário ludovicense da cultura do reggae.

Com o tema Vibrações Unidas: Música, tecnologia e diáspora, o assunto principal do evento é a cultura alternativa dos sound systems e radiolas, que oferece novas possibilidades de convivência e ocupação de espaços públicos nas grandes cidades e no campo.

As vibrações dos sound systems de reggae estremecem objetos, pessoas e conceitos, estabelecendo conexões sônicas entre praticantes, acadêmicos e admiradores em espaços públicos nos cinco continentes. Entre as culturas de rua que mais crescem no mundo hoje, os sistemas de som que primeiro foram materializados pelo povo da Jamaica trazem tecnologia, música, atitudes, valores, sentimentos e pensamentos para classes sociais, gêneros e etnias, entre outras definições identitárias originadas da diáspora negra e adotadas por uma diversidade humana pulsante. As implicações dessa cultura caribenha planetária para a compreensão de nossas ações até o momento e para o estabelecimento de novas linhas de conduta teóricas e práticas serão objeto de discussão neste evento da SSO.

A conferência é concebida como um espaço de discussão para ressonância acadêmica, mas também prática, incluindo engenharia de som, performances e apresentações artísticas,
exposições, sessões de sound systems e radiolas, workshops e outras formas de expressão. Ao mesmo tempo, a conferência será uma caixa de ressonância para diálogos de tais fenômenos com diversas áreas de conhecimento, notadamente Estudos Culturais e Pós-coloniais, Estudos de Som, Estudos de Música Popular, Estudos de Cinema, Estudos Críticos Negros e Teoria Crítica do Caribe.

Artistas, engenheiros, músicos, seletores, DJs, acadêmicos, ativistas e todos aqueles que participam direta ou indiretamente da cultura dos sound systems e radiolas são bem-vindos.
As contribuições podem ser criativas, práticas ou baseadas em pesquisas. Podem ser na forma de um workshop, palestra, exibição de filme, exposição e outras manifestações. Saudamos a todxs os envolvidos com música, cultura, comunidade, gênero, tecnologias dos sistema de som, dança, histórias orais, design, turismo, negócios, marketing, entre outras áreas, especialmente nas perspectivas globais e intergeracionais.

Tome Baile

O Baile do Sound System, neste sábado (8/2), a partir das 17h, no Espaço Cultural Trem das Onze, na avenida Beira-Mar, é uma prévia do que vai rolar do festival em abril e também levar as pessoas um pouco da cultura sound system, com a discotecagem de Tarcísio Selektah e feat Lelo Bantu.

Em entrevista ao Plugado, Lelo Bantu comentou sobre a conexão com a High Vibes Sound, comandada por Tarcísio Selektah.

- A gente se conheceu em Belo Horizonte. Estou em São Luís a trabalho. É uma oportunidade de conhecer a ilha de amor, de rever este grande amigo que é o Tarcísio Selektah. Há quatro anos ele vai em Beagá e a gente faz questão em recebê-lo. É uma grande amizade, uma conexão que começou, se construiu através do sound system. A gente está sempre falando de música, observando e estudando a comunicação da cultura soundsystem. Está em São Luís é uma grande aprendizagem, uma referência - destacou.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.