Maranhensidade musical

Cantor maranhense Renan Leal lança o single Festa no Brasil

Natural da cidade de Imperatriz, o músico vai estar nesta quinta (23) e sexta (24), em São Luís, para divulgar a música. Segundo a assessoria do artista, o single promete embalar o carnaval 2020 no Maranhão.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Cantor Renan Leal na Mirante FM
Cantor Renan Leal na Mirante FM (Divulgação)

O cantor e compositor maranhense, Renan Leal, natural do município de Imperatriz, vai estar em São Luís, nesta quinta (23) e sexta (24) para divulgar o seu novo single intitulado, FESTA NO BRASIL. Segundo a assessoria do artista, a música traz um Renan nunca visto antes, coreográfico, performático, mais pop, mais dançante e no embalo do carnaval 2020.

Renan da Silva Leal nasceu em 21 de dezembro de 1989 na cidade de Imperatriz, MA. Filho de uma cabeleireira e de um caminhoneiro, os únicos incentivos artísticos que possuía eram as fitas K7 que seus pais ouviam de Zezé di Camargo e Luciano e outros grandes nomes da música popular da década de 90.

Apaixonado por Xuxa, Angélica, Sandy e Junior e Eliana, Renan só desgrudava da TV e do toca fitas para estudar – e fazia isso muito bem -, aluno aplicado, sempre tirava boas notas no boletim.

Foi aos 9 anos de idade, ao ver o (já antigo) clipe de Thriller, de Michael Jackson que Renan se apaixonou pela música e entendeu que queria fazer algo “tipo aquilo”. Nesse mesmo ano grandes nomes da música pop surgiram no mundo se tornando as maiores influências musicais de Renan até hoje, como Britney Spears, ‘N Sync (onde cantava o seu ídolo maior Justin Timberlake), Backstreet Boys e os irmãos (já ídolos e veteranos) Sandy e Junior.

O grande sonho da infância – cantar no Show de calouros do Raul Gil – não se tornou realidade, apesar de trazer em seu currículo entrevistas para programas de TV nacionais como Big Brother Brasil (Rede Globo) e X-Factor (Band), o mais próximo que chegou de shows de calouros foi um projeto promovido pela TV Nativa de Imperatriz (MA), onde Renan se apresentou pela primeira vez para um grande público (+ de 3 mil pessoas), na Beira Rio de sua cidade no show NOVOS TALENTOS, em julho de 2010.

Ainda adolescente, Renan fez aulas de canto, descobriu o dom de compor e gravou várias de suas composições em voz e violão durante a adolescência e início da vida adulta – algumas pérolas estão escondidas no YouTube em antigos canais os quais ele perdeu o acesso.

Desanimado com a falta de oportunidades artísticas, Renan Leal resolveu incentivar a si mesmo e criar um caminho para seguir, em 2015 chamou um amigo, ensaiou um repertório em voz e violão e cantou em todos os principais bares e restaurantes de sua cidade natal.

O ano de 2016 foi marcado pelo lançamento de seu primeiro videoclipe, o divertido e colorido FLASHMOB, onde Renan interpreta um bombeiro, um pseudo jogador de basquete e apresenta a si mesmo usando regata e shorts curtos no que deveria ser uma referência aos dançarinos da banda É O Tchan! FLASHMOB é uma homenagem a todos os grandes hits nacionais que embalaram verões passados. O vídeo que acumula mais de 20 mil visualizações no Facebook deu a Renan uma visibilidade modesta em Imperatriz do Maranhão.

A veia romântica de Leal foi apresentada em 2017 com o lançamento do meloso videoclipe NÃO ME DEIXE ANTES DO FIM (que hoje acumula mais de 13 mil visualizações no Facebook) onde Renan interpreta um rapaz triste, solitário e abandonado numa casa vazia implorando para não ser deixado para trás em um relacionamento.

Os shows em voz e violão continuaram, mas não alimentavam a sede artística de Renan. Foi então que ele resolveu diminuir o ritmo e produzir algo maior. Incentivado por sua amiga de infância, Luciana Martinuzzi, ele se matriculou na aula de dança, gravou uma nova música, contratou um videomaker, montou um roteiro e está de volta com seu novo trabalho, o single intitulado FESTA NO BRASIL.

Os planos futuros? Produzir mais músicas e videoclipes - que já têm roteiro e conceito - e retratam a sua verdade artística, além disso, já se prepara para montar um show de baile popular e seguir cantando.

Aos 30 anos de idade, Renan Leal se sente ainda mais esperançoso e seguro para expressar sua arte por onde passar, afinal, como ele mesmo canta em seu refrão pegajoso de FESTA NO BRASIL “todo mundo quer meter bola na rede”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.