Manguezais: Raízes Maranhenses

Fotógrafo Meireles Jr destaca os manguezais seu sétimo livro que será lançado no domingo

A noite de autógrafos do livro de Meireles Jr. será às 18h, no São Luís Shopping; na Praça de Alimentação do segundo 2º andar. Além de exposição com fotos do livro; haverá um show da banda Alcmena Revival.
Pedro Sobrinho/Jornalista 19/12/2019 às 23h43
Meireles Jr e o seu novo livro Manguezais: Raízes Maranhenses (Divulgação)

Depois de revelar ao mundo belezas únicas do Maranhão, tais como a grandiosidade dos Lençóis Maranhenses e a pluralidade de São Luís, capital Patrimônio da Humanidade pela Unesco; o fotógrafo Meireles Jr. agora usa o seu trabalho de garimpar imagens e perpetuar em belas fotos as cenas do cotidiano, para apresentar a todos a força, a beleza rara, a riqueza e a leveza que brota daquele que é considerado um dos maiores e mais importantes ecossistemas do mundo, o Mangue.

O projeto “Manguezais: Raízes Maranhenses”, contou com o patrocínio da Fribal e do Governo do Maranhão, através da Lei estadual de Incentivo à Cultura; e agora será lançado na forma de um livro bilíngue (com textos em português e inglês) com 130 páginas impressas de forma ecológica em papel oriundo de fontes sustentáveis e encadernação luxuosa.

A noite de autógrafos do sétimo livro de Meireles Jr. acontece nesse domingo (22/12) às 18h, no São Luís Shopping; na Praça de Alimentação do segundo 2º andar. Além de exposição com fotos do livro; haverá um show da banda Alcmena Revival, além da trilha sonora feita pelo jornalista Alex Palhano, entre outras atrações culturais.

A obra contém fotos deslumbrantes, que são exibidas no livro por regiões: Reentrâncias, Delta das Américas, Ilha de Upaon Açu e Manguezais. O resultado final levou dois anos entre a concepção do projeto, pesquisa, captura de imagens e edição final.

Com a sensibilidade que é sua marca registrada, Meireles Jr. confessa que a obra é um apelo à sustentabilidade, a sua forma de mostrar o que poucos vêm – a riqueza e a beleza dos manguezais, e a necessidade de manter preservados esses verdadeiros santuários, dos quais dependem uma linda e frágil fauna e flora. Para ele, essa nova obra traz consigo o desafio de descortinar o até então invisível:

O livro traz textos explicativos sobre a origem e a importância dos manguezais, como explica Andrea Azevedo Cutrim, Doutora em Oceanografia, Pesquisadora do Departamento de Biologia e Chefe do Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da UEMA:

- Os manguezais são ecossistemas costeiros, entre a terra e o mar; ocorrem sob ação das marés, através do encontro da água doce proveniente dos rios com a água salgada advinda dos mares. O litoral do Maranhão é detentor de quase metade das florestas de manguezais de todo o Brasil. Esse livro te convida a conhecer um dos ecossistemas mais produtivos do planeta, em termos ecológicos, além de fonte de sustento e renda de milhares de populações ribeirinhas, com imagens surpreendentes. Meireles Jr. capturou a magnitude dos manguezais maranhenses – Pescadores, catadores de caranguejo, de siri, marisqueiros, criadores de ostras, turistas e esportistas - declarou a pesquisadora.

O Brasil é o país com uma das maiores faixas de manguezal do planeta. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de extensão. O mangue tem um importante papel na preservação de diversas espécies vegetais e animais, além de evitar o assoreamento das praias. Ricos em biodiversidade, os manguezais apresentam uma fauna singular. Esses e outros detalhes são relatados no livro, que é também um excelente instrumento didático sobre o tema.

SERVIÇO / COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO “MANGUEZAIS: RAÍZES MARANHENSES

Quando: Domingo (22.12) às 18H
Onde: São Luís Shopping / Praça de Alimentação do 2º Andar
Atrações Especiais: Exposição Fotográfica e Show com a Banda Alcmena Revival.
Preço Promocional do Livro no Lançamento: R$ 140,00

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.