Ancestralidade com beats eletrônicos

Veja o videoclipe de Yamí com Rita Benneditto, Federico Puppi e Marco Lobo

Segundo o violoncelista italiano, Federico Puppi, a música, cuja a letra foi escrita por Rita, contém ritmos típicos do Maranhão aliada a sonoridade do duo, composto, também, pelo percussionista baiano, Marco Lobo.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Duo Yamí com Rita Benneditto em parceria musical. Dethais Gallart
Duo Yamí com Rita Benneditto em parceria musical. Dethais Gallart (Yamí)

Um encontro de cânticos e ritmos percussivos marca “Yamí”, novo single do duo formado pelo italiano Federico Puppi e o baiano Marco Lobo em parceria com a cantora maranhense Rita Benneditto. A faixa, que dá título ao projeto,e ao álbum lançado em 18 de outubro deste ano. O single já está disponível nas principais plataformas de música digital.

Nada mais justo que a composição batizasse o projeto. Yamí surgiu com a letra escrita por Rita após assistir um show de Puppi e Lobo, quando o duo já havia ganhado forma. Antes disso, porém, os músicos se encontraram no palco da turnê da própria Benneditto, que excursionava com o álbum “Som e Fúria”, gravado com Jussara Silveira. De lá, surgiu a mescla de percussão brasileira e tons eruditos com o cello e a música eletrônica.

Após viajar pelas areias do deserto e pelos sons africanos nos singles anteriores, com passagem por Salvador, capital da Bahia, no clipe “Baião da Onça”, agora Yamí embarca em uma viagem pelos sons maranhenses.

- A música contém ritmos típicos do Maranhão, terra da Rita, que juntamos com a nossa sonoridade. O resultado foi muito impactante para gente. Essa música resume bem a alma do projeto, seja pelo próprio nome, seja pela junção de ritmos ancestrais com beats eletrônicos. Essa união criou um mantra muito forte e emocionante. A voz da Rita trouxe uma magia e uma espiritualidade que ficou marcante - analisa Puppi.

Italiano radicado no Brasil, ele é violoncelista e lançou em 2018 o disco “Marinheiro de Terra Firme”, seu segundo trabalho autoral – sucessor da estreia, “Canto da Madeira” – e que já flertava com a música eletrônica. Como produtor, trabalhou ao lado de Maria Gadú no disco “Guelã”, indicado ao Grammy Latino, entre outros nomes da cena brasileira.

Já Lobo é um dos grandes nomes da percussão no Brasil, com três álbuns solo e tendo trabalhado com artistas importantes, tais como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Virginia Rodrigues, Lenine, João Bosco, Ivan Lins e Marisa Monte. Além disso, ele tem desenvolvido projetos com músicos de todo o mundo, como o baterista Billy Cobham e o trio Elf, e ainda participa do grupo World Percussion Ensemble. A percussão de Lobo em Yamí inclui, além dos atabaques, instrumentos do folclore brasileiro como berimbau, gungas e tambor de onça, além de pads eletrônicos e outros instrumentos experimentais como hang drum, tubos e sucatas.

Essa potência de batuque se encontra com Rita Benneditto. Artista polivalente, ela é conhecida por trabalhos como “Tecnomacumba”, onde explora a versatilidade de seu caminho na música que já foi coroado com uma indicação ao Grammy, com o Prêmio da Música Brasileira, entre outros reconhecimentos. A discografia de Rita Benneditto possui oito álbuns e um single, “7Marias”, que faz uma reverência ao poder feminino através do universo das pombagiras, entidades cultuadas nos terreiros de candomblé e umbanda brasileiros.

Da rica troca com Puppi e Lobo ao longo da turnê “Som e Fúria”, Rita desenvolveu uma sintonia com o projeto que ganhou forma ao compor “Yamí”. “Fiz a canção conduzida pela força da emoção ao ver no palco esses dois queridos e talentosos amigos. Fui arrebatada em cheio pela magia que eles emanavam tocando numa grande festa na Ilha da Gigóia. A melodia e a letra de Yamí fluíram como os ventos que sopravam naquela noite. Quando percebi, ela estava pronta dentro de mim”, relembra ela.

- Yamí é uma grande fogueira ancestral queimando na mata sagrada em noite de lua cheia, acesa pelos ventos trazidos do mar. Yamí é um encontro de almas ligadas pelo cordão sagrado da deusa música. Yamí é um canto de luz aos nossos ancestrais para que eles nos devolvam a consciência cósmica do que perdemos - completa a artista.

A faixa integrará o primeiro disco de Yamí, ao lado dos já revelados singles “Siroco”, “Bah’li” (com o músico camaronês Njamy Sitson) e “Baião da Onça” e outras músicas inéditas.

Yamí é o nome da música inédita composta por Rita Benneditto e gravada pela cantora com o duo, Yamí, representados pelo violoncelista Federico Puppi e do percussionista Marco Lobo, batizado com vocábulo da língua tupi-guarani que significa noite.

Trata-se do quarto single do álbum de estreia da dupla, programado para ser lançado em 11 de outubro. Siroco, Bah'li e Baião da onça foram os singles anteriores que antecederam Yamí, composição gravada com a intenção de promover o diálogo dos universos rítmicos indígena e afro-brasileiro com os sons eletrônicos e o mundo da música dita erudita.

Fonte: Portal RBN

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.