Economia Criativa, Empoderamento e Meio Ambiente

"Além da música, protagonismo das rendeiras, a sustentabilidade é mais um legado do Festival das Rendas"

O rolê vai acontecer no dia 7 de setembro, domingo, no município de Raposa. Será uma grande festa de transformação social e valorização do saber tradicional das rendeiras, além de música para celebrar e salvar.
Pedro Sobrinho/Jornalista 26/08/2019 às 09h33
Daniel Almeida e Luana Appel no Festival das Rendas (Daniel Almeida e Luana Appel)

Daqui a duas semanas a cidade de Raposa recebe o 2º Festival das Rendas, evento que reunirá artistas nacionais e maranhenses em uma grande festa de transformação social e valorização do saber tradicional das rendeiras. O momento da festa será no dia 7 de setembro, no Viva Raposa, também conhecido como Cais da Raposa.

Mas antes disso, diversas ações estão acontecendo na comunidade. A dupla Daniel Almeida e Luana Appel, integrantes da Catirina Produções, participou da edição desse domingo (25/8), para falar da mobilização que vem sendo feitas com as rendeiras, protagonistas do festival, e com toda a comunidade de Raposa.

Empreendedorismo feminino, moda e economia criativa. O projeto Renda Gera Renda compõe a programação do Festival das Rendas e já está em andamento. Contando com oficinas e encontros semanais, voltados para marca, comunicação e conceito, a iniciativa tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão dos produtos
das rendeiras de bilro da Raposa.

Já foram realizadas duas oficinas com as rendeiras. Uma sobre o poder de uma boa gestão de marcas, com a consultora de fashion branding, Juliana Also. A outra foi sobre inovação em produtos voltados para moda com os produtores de moda João Belford e Marcos Ferreira. Ao ser questionada sobre a reação das rendeiras com as oficinas e do envolvimento delas no festival, Luana Appel afirmou que elas já sentem protagonistas do Festival das Rendas.

- As rendeiras estão felizes e se apropriando de serem protagonistas do Festival das Rendas. O processo de formação que está desenvolvido na cidade de Raposa tem contribuído para que elas se empoderem, se apropriem de tudo isso. E também está ajudando para que elas se organizem para receber todo o público que estará presente no dia do evento por conta delas. Nesse sentido, as ações formativas estão contribuindo e muito para que elas possam dialogar com o público do festival e vice-versa. Elas estão bastante empolgadas com todo este processo - enfatiza.

Sustentabilidade

A partir desta segunda-feira (26) as ações começam a ser realizadas em escolas do município com estudantes do ensino fundamental. Segundo Daniel Almeida, os trabalhos serão realizados no período de 26 a 29 de agosto, com os estudantes da U.I Henrique de La Roque (Cumbique)

- Eles participarão da oficina de Horta e Compostagem para aprender mais sobresustentabilidade, reaproveitamento de resíduos orgânicos e plantio de horta. A atividade será realizada no período da tarde. Já nos dias 27 e 29 de agosto, meninos e meninas da U.I Manuel Batista (Centro) participarão da oficina de Construção de pranchas de surf com garrafas PET, a partir das 9h. Cada aluno fará a própria prancha e poderão usar a criatividade na hora de pintar. No dia do festival as pranchas participarão de uma exposição aberta ao público - explica.

Daniel informou, ainda, que, no domingo que antecede o festival, no dia 1ª de setembro, será realizado um grande mutirão de limpeza das praias com a participação da Associação de Surf e Bodyboarder do Olho D’água (ASBOA), da organização não governamental ambiental Greenpeace e do movimento Salve Praias, além de moradores da Raposa e todos que quiserem apoiar a ação.

Para Luana, além da música, o protagonismo das rendeiras, o Festival das Rendas tem a sustentabilidade como um eixo significativo.

- A sustentabilidade é outro eixo significativo dentro do Festival das Rendas, considerando que o evento vai acontecer no Cais, ao lado do alto mar. Por isso, existe uma preocupação nossa com a questão do lixo, da produção e manejo dos resíduos. De como a gente vai prepara a cidade, contribuir com a educação do público que vai circular pela cidade. Vamos conscientizá-los com cartazes informativos. Enfim, vamos incluria sociedade local para pensar sustentabilidade. Este é o grande legado a ser deixado pelo Festival das Rendas - assegura.

Para mais informações acompanhe a página do instagram @festivaldasrendas.

Sobre o Festival das Rendas

O Festival das Rendas é uma realização da Catirina Produções e este ano chega a 2ª edição. Criado para celebrar a música, a economia criativa, o turismo e a gastronomia, é também uma iniciativa para valorizar o saber tradicional das rendeiras da região.

A segunda edição será realizada no dia 7 de setembro de 2019, no Viva Raposa, conhecido como o cais do município que fica a, aproximadamente, 28km de São Luís. O festival tem como principais pilares: a economia criativa e estímulo à produção; o empreendedorismo feminino e a diversidade; a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

O show terá a participação da cantora carioca Letrux, mais 10 bandas e 10 DJs maranhenses, além de feirinha criativa, praça de alimentação, espaço reggae e muito mais. Vai ser imperdível.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.