Reggae

Célia Sampaio e Fabiana Rasta representando o MA no show Elas Cantam Bob, na Bahia

O show ocorre neste sábado (18/5), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, em Salvador. Mais dez cantoras participam do show.
Pedro Sobrinho / Jornalista17/05/2019 às 19h27

A cantora Célia Sampaio representa o Maranhão no show "ELAS CANTAM BOB", neste sábado (18/5), às 20h, Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, em Salvador, na capital baiana.

"ELAS CANTAM BOB" é um braço do projeto “BOB MARLEY VIVE” da produtora baiana, Jussara Santana, que está em sua 9ª edição e surge da necessidade de ampliar a participação feminina no gênero reggae, em Salvador (BA). E para tentar suprir essa demanda, ela reuniu mulheres para homenagear o artista de maior expressividade na música reggae, internacionalmente.

Este ano 12 mulheres se apresentam com os objetivos de mostrar, através do olhar feminino, a importância de Bob Marley, o poder da música reggae para libertação de um povo e comemorar o Dia Nacional do Reggae.

O show será comandado por Jô Kallado, Donna Liu, Mana Jahcy, Aide Lewá, Célia Sampaio (MA), Fabiana Rasta (MA), Silvia Rita, Gaby Santana, Andresa Ribeiro, Cecilia, Tulany e Flavia Kondessa (RJ), acompanhadas pela Banda Aspiral do Reggae. Entre as atividades haverá música, poesia e dança. As atrações principais incluem:

Jô Kallado, representante do reggae feminino há mais de 20 anos. A cantora busca mostrar que a delicadeza da mulher não exclui a sua força e capacidade. Jô possui um histórico de luta pelo enaltecimento do poder feminino na música reggae: foi líder da banda Ujahma - uma banda de reggae composta apenas por mulheres - que circulou em Salvador, especialmente no Pelourinho.

Donna Liu, cantora e compositora, que passou se aprofundar no gênero reggae de forma mais intensa recentemente e tem Bob Marley como sua maior influência, no gênero. Donna Liu começou a participar mais ativamente de projetos de reggae de Jussara Santana, tendo iniciado com o pé direito no “ELAS CANTAM BOB”, durante o carnaval de Salvador de 2018.

Gabby Santana, que na década de 90 se envolveu totalmente com a cultura reggae e dividiu palco com feras da música nacional e internacional como Cidade Negra e Gregory Isaacs. Gabby Santana já participou de inúmeros projetos como a banda Reluz e também fez parte do elenco do Balé Folclórico da Bahia. Em 2003 depois de vários shows pela Bahia, Brasil e Europa, Gabby cria o bloco Phillosofia do Reggae, junto com amigos da comunidade do Nordeste de Amaralina, firmando-se, a partir daí, como cantora solo.

Fabiana Rasta, conhecida como “O Grave Feminino do Maranhão”, que vai levar suas influências do Rap, Afro e da Black Music baiana. Fabiana é considerada representante do Reggae Feminino nacional e já se apresentou em diversos estados brasileiros. Já fez duetos com artistas como Derrick Morgan e Kenyatta Hill. Dona de uma voz grave e forte, suas apresentações são carregadas de carisma e charme, mostrando a força feminina no nosso reggae nacional.

Flávia Kondessa (RJ), vocalista da banda “Original Raiz”, cujo objetivo maior é sensibilizar e conscientizar através da música reggae, promovendo a reflexão e o entendimento cultural na diáspora africana, durante os seus shows.

Outra cantora a compor o evento é Célia Sampaio (MA) uma forte voz feminina do reggae nacional, que tem uma importante trajetória na música maranhense e brasileira, o que lhe valeu o título de “dama do reggae”. Ela surge num período onde somente homens se destacavam nesse estilo musical, chegando a ser a única mulher a integrar a banda Guethos, a primeira banda de reggae a tocar no palco do Teatro Arthur Azevedo.

Suas experiências incluem atuações como backing vocal de cantores de reggae internacional como Erick Donaldson e Judy Boucher, apresentações na Alemanha e também no Estado do Pará.

Em 2000 ganhou o prêmio de uma rádio local com o álbum "Diferente”. Mana Jahcy, Ayde Lewá, Silvia Rita,(dançarina), Andresa Ribeiro, Tulany e Cecilia, também abrilhantarão a festa. Todas essas rainhas serão acompanhadas pela Banda Aspiral do Reggae.

Serviço:

O quê: Projeto Bob Marley Vive: Elas Cantam Bob IX edição com Donna Liu, Ayde Lewa, Jô Kallado, Gabby Santana, Cecília, Silvia Rita, Mana Jahcy, Andresa Ribeiro, Fabiana Rasta,

Célia Sampaio, Flávia Kondessa e Tulany

Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho

Quando: 18 de maio de 2019, 20h

Quanto: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.