Justiça Social e Tributária

Vereador Honorato Fernandes defende a criação do "IPTU Justo"

O objetivo do projeto é permitir desconto por parte do contribuinte de até 30% pela inexistência de serviços públicos em bairros de SLZ.
Pedro Sobrinho / Jornalista10/05/2019 às 10h37
Glaydson Botelho, Clóvis Cabalau, Carla Lima e o vereador Honorato Fernandes, no Jornal da Mira, na Mirante FM (Rainara Moraes)

O vereador Honorato Fernandes (PT) propõe um Projeto de Lei à Câmara Municipal de São Luís o "IPTU Justo" em que o contribuinte pode entrar com desconto de 30% caso faltar serviços de infraestrutura na comunidade em que mora.

Em entrevista ao programa Jornal da Mira, na Mirante FM, na última quarta-feira (7/5), o parlamentar defendeu a sua iniciativa.

- O nosso objetivo não é diminuir a arrecadação do município. Sabemos da importância do IPTU para cidade de São Luís. Quero dizer que este é um projeto que fizemos com muito carinho ouvindo o contribuinte em vários bairros, segmentos da sociedade. Queremos aumentar a arrecadação do município ao incentivar o pagamento fruto de uma avaliação justa. Entretanto, desejamos que se faça justiça tributária e justiça social com um imposto que é de origem do município. Não podemos aceitar uma cidade que está numa situação extremamente delicada e a cobrança do imposto ser feita de forma desordenada. O IPTU Justo, na realidade, é um instrumento legal permitindo que haja desconto por parte do contribuinte de até 30% pela inexistência de serviços públicos em determinada região do imóvel - esclarece.

Segundo o vereador Honorato, o projeto será analisado pelas comissões na Câmara Municipal de São Luís e depois será feito o debate político, considerado por ele o grande enfrentamento da iniciativa.

- A gente espera dos colegas do parlamento municipal que se construa um entendimento que esse é um mecanismo de se fazer justiça social, justiça tributária, em um país que está sofrendo muito historicamente pela carga tributária, e que ao mesmo tempo quem mais paga é quem menos ganha - assegura.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.