Mirante FM/TRILHA SONORA

Beth Carvalho, morre aos 72 anos

Sambista estava internada no Hospital Pró-Cardíaco desde o dia 8 de janeiro

João Marcus

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(Beth Carvalho)

Beth Carvalho morreu na tarde desta terça-feira, 30, aos 72 anos. Segundo o Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, onde ela estava internada desde o dia 8 de janeiro, a causa da morte foi um infecção generalizada (sepse).

Em nota, o empresário da cantora, Afonso Carvalho, afirma que ela morreu às 17h33, “cercada do amor de seus familiares e amigos”.

“Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de Andança, até chegar a Marte com Coisinha do Pai, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra.”

Beth Carvalho tinha cinquenta anos de carreira e mais de trinta títulos em sua uma discografia. Era conhecida como “madrinha do samba”, por ter descobertos nomes como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, entre outros. “Não é meu papel, mas sou assim, gosto de mostrar o que há de bom”, disse, certa vez, em entrevista.

Em 1965, gravou o primeiro compacto com a canção Por Quem Morreu de Amor, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.

Seu primeiro sucesso foi Andança, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, que defendeu no Festival Internacional da Canção, em 1968, onde conseguiu o 3º lugar.

@mirantefm #TodaSua

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.