Balé Contemporâneo

Ateliê Acadêmia de Dança se inspira no intenso universo de Frida Kahlo

O Balé Frida Kahlo será apresentado sábado (13/4) e domingo (14/4), a partir das 20h, no Teatro Artur Azevedo.
Pedro Sobrinho / Jornalista11/04/2019 às 22h58
Aldeson Tavares e Rebeca Carneiro do Ateliê Academida de Dança (Divulgação)

Adelson Tavares (professor de ballet clássico) e Rebeca Carneiro (bailarina e Assistente de Produção) participaram da edição dessa quinta-feira (11/4), do Plugado, na Mirante FM. Na pauta a apresentação do BALÉ FRIDA, do Ateliê Acadêmia de Dança.

O espetáculo será neste sábado (13/4) e domingo (14/4), a partir das 20h, no Teatro Artur Azevedo.

Para Rebeca interpretar Frida Kahlo em forma de dança é um desafio e ao mesmo tempo gratificante.

- Fazer a fusão da dança com as artes plásticas tendo como fonte de inspiração todo o intenso universo pictórico de Frida Kahlo é muito significativo para todos nós que integramos a companhia - relata.

Embora não faça parte do elenco de bailarinos, Adelson falou da participação que teve como professor, dos desafios enfrentados e fez elogios a todos que fazem parte do espetáculo.

- Mesmo com a falta de patrocínio, o terceiro trabalho do Ateliê Acadêmia de Dança se tornou uma realidade, graças ao empenho de todos, do espírito coletivo que tem predominado dentro do grupo. E o resultado será apresentado no sábado e domingo, no Teatro Artur Azevedo. E esperamos a presença do público para prestigiar a dança produzida no Maranhão - destacou.

Perfil

Frida Kahlo é considerada uma das melhores artistas do século XX. O reconhecimento de sua obra veio ainda em vida e, depois de sua morte, ganhou ainda mais destaque, tornando-a um ícone pela sua forma ímpar de se expressar.

Nascida em 1907 no México, Frida vivenciou episódios que deixaram marcas significativas em seu corpo. Quando criança sofreu de poliomielite, o que a obrigou a ficar nove meses acamada e deixou sequelas na perna direita. Aos dezoito, sofreu um acidente que quase a levou à morte – e a pintura se tornou uma forma de sobreviver e ilustrar a própria realidade, onde em cada quadro se tem um novo olhar e uma nova faceta a ser explorada.

Cia. de Dança

O Ateliê Acadêmia de Dança é uma companhia de dança contemporânea maranhense que nasceu em 2015. Com o atual elenco de 13 bailarinos, o Ateliê tem sido responsável por trazer temas que envolvem aspectos sociais extremamente relevantes aos palcos.

A diversidade de corpos que encontra-se no elenco e principalmente nas propostas que são trabalhadas de forma singular revelam projetos que buscam apreender a plateia em todos os detalhes e nuances possíveis, trazendo para além de aspectos estéticos uma reflexão crítica e uma sensibilização acerca de diversas temáticas que nos atravessam cotidianamente como aconteceram nos últimos trabalhos da companhia: Clichê (2016) e Feminicídio (2017).

Serviço:

O quê: Balé Frida
Quando: Dias 13 e 14 de abril
Onde: Teatro Arthur Azevedo
Horário: 20h
Ingressos: $40 (inteira) || @20 (meia), disponíveis no Ateliê Academia de Dança – av.1, n.30 – Vinhais

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Silvana Noely
Coreógrafo: Rafael Gomes
Ensaiadora: Andressa Ribeiro
Professor de Ballet clássico: Adelson Tavares
Preparador físico: Joseph Santos
Bailarinos: André Bandeira, Andressa Brandão, Dallyyla Amazzyymba, David Chaves, Douglas Melo, Fernando Saraiva, Gabriel Braga, Isabela Silva, Joseph,Santos, Luana Sousa, Mauro Nascimento, Rebeca Carneiro e Tássia Tavares.
Assistente de direção: David Chaves, Louíse Mendes e Rebeca Carneiro
Trilha Sonora: Luan Fernandes
Iluminação: Rafael Gomes
Operação de luz: Nina Araújo
Figurino: Rafael Gomes e Silvana Noely
Cenografia: Karlos Gomes
Design Gráfico: Evolution Design
Fotos: Louise Mendes e Ítalo Campos

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.