Na Contramão do Óbvio

Festival de Jazz e Blues no Maranhão está na final do Prêmio Profissionais da Música

O Lençóis Jazz e Blues Festival, idealizado pela Tutuca Produções, ocorre anualmente em São Luís e Barreirinhas.
Pedro Sobrinho / Jornalista09/04/2019 às 10h10
Tutuca na Mirante FM falando sobre Festival e escolha para final do Prêmio Profissionais da Música. (Divulgação)

O Lençóis Jazz e Blues Festival, idealizado pela Tutuca Produções, passou por três etapas. Os vencedores serão conhecidos no fim de abril.

O Lençóis Jazz e Blues Festival, realizado anualmente, em São Luís e Barreirinhas, municípios maranhenses, está na final da 5ª edição do Prêmio Profissionais da Música 2019, na Categoria CONVERGÊNCIA-Projeto Cultural Musical.

O festival, idealizado pela Tutuca Produções, passou por três etapas, sendo que na primeira fase a escolha foi feita por júri popular. As outras duas etapas apeas por júri técnico.

Finalíssima

Os vencedores da terceira e última etapa do Prêmio Profissionais da Música serão conhecidos até o fim deste mês. A premiação será em Brasília, capital federal, em data e local ainda não definidos pela organização do evento.

Em bate-papo no Plugado, na Mirante FM, nesse domingo (7/4), produtor cultural, cantor e compositor, Tutuca Viana, disse se sentir gratificado por ter chegado a final de um evento nacional de grandiosidade. Indagado sobre o que despertou a indicação pelo júri técnico, o músico afirma que a proposta do Lençóis Jazz e Blues Festival de diversão e inclusão do evento colaborou pela escolha.

- Nós fazemos um festival que se consolidou e faz parte do calendário cultural do maranhense tendo em vista a que ele se propõe. Além da música, o Lençóis Jazz e Blues Festival tem outras preocupações. E o principal deles é o da inclusão. Em dez anos de festival, trouxemos artistas brasileiros e de outros países para interagir com músicos locais e a plateia. É um festival em que fazemos em que divertimos as pessoas com uma música fora do eixo comercial, fomentando plateia, integramos o jazz e o blues com outros tipos de arte, além da preocupação social e de sustentabilidade. Chegar a final do Prêmio Profissionais da Música já é uma conquista. Todos nós que fazemos o festival estamos na torcida para que sejamos vencedores - destaca.

Legitimado

Segundo Tutuca, o Lençóis Jazz e Blues Festival já foi visto por mais de 100 mil pessoas em dez anos de existência.

- Apesar dos desafios o Lençóis Jazz e Blues Festival consegue esta marca expressiva de público, o que nos motiva para que a gente faça com que a cada ano ganhe uma dimensão mais ampla e que mantenha a linhagem do acesso livre e da democratização da arte, por meio da música - ressalta.

E no que diz respeito, a a edição deste ano, Tutuca adiantou que alguns nomes estão sendo cogitados para participar do festival. Citou os nomes da cantora Rosa Passos, Trio Madeira e do Trio Corrente.

- Estamos na fase de planejamento e captação de recursos para a realização do festival este ano. Mas, já cogitamos alguns prováveis nomes para tocar em São Luís e em Barreirinhas. Rosa Passos, Trio Madeira e o Trio Corrente estão sendo cogitados. Também estamos articulando nomes estrangeiros. O Festival conquistou a plateia e os artistas em que muitos desejam participar dele pelo que o mesmo já representa no cenário musical brasileiro - enfatiza.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.