Mirante FM/CARNAVAL 2019

Resultado da apuração das Escolas de Samba de São Paulo, São Luis e Rio de Janeiro

No carnaval do Rio, venceu o samba, o discurso e a emoção da Estação Primeira de Mangueira

João Marcus

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(Favela do Samba/Mancha Verde e Mangueira)

Ontem, terça-feira (05), tivemos o resultado da apuração na passarela do samba de São Paulo. A escola que levou o troféu com desfile sobre a princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e, discutiu escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa na avenida, foi, pela primeira vez campeã do carnaval paulista, a “Mancha Verde”. Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas para o Grupo de Acesso, Dragões da Real ficou em segundo lugar seguida por Rosas de Ouro, Vila Maria e Império de Casa Verde.

Em São Luis a escola que venceu com uma diferença de 0.3 pontos em relação a segunda colocada, o desfile na passarela, foi a “Favela do Samba”. A escola se apresentou na segunda-feira (4) de Carnaval e fez seu desfile em homenagem a Jesiel. Ele era um dos responsáveis pela criação dos carros e das fantasias da favela. Jesiel também foi campeão em 2017 com a agremiação, quando trabalhou o tema “Cinema”. Um dos pontos altos foi a distribuição de mais de 3 mil DVDs fruto de um trabalho feito em parceria entre Jesiel, o cantor César Nascimento e o fotógrafo Meireles Júnior.

Veja a pontuação completa das escolas:

Favela do Samba – 269 pontos

Flor do Samba – 268.6 pontos

Turma da Mangueira – 268 pontos

Marambaia – 266.9 pontos

Turma do Quinto – 266.8 pontos

Império Serrano – 265 pontos

Mocidade Independente da Ilha – 260.6 pontos

Túnel do Sacavém 260.2 pontos

Unidos de Fátima – 258.5 pontos

Terrestre do Samba – 256.1 pontos

No carnaval do Rio, venceu o samba da Estação Primeira de Mangueira. Foi o vigésimo título da verde e rosa, mostrando heróis esquecidos da história do Brasil. A Mangueira liderou junto com a Viradouro até o terceiro quesito. A escola de Niterói, no entanto, perdeu um décimo em alegorias e adereços. A Mangueira, que tinha perdido pontos no quesito ano passado, garantiu as notas 10 e manteve a primeira posição de forma isolada.

A vice-campeã foi a Viradouro, em terceiro lugar ficou a Vila Isabel, com uma das apresentações mais luxuosas da década, em quarto ficou a Portela, quinto o Salgueiro, e, completando o desfile das campeãs, no sábado que vem, a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Nas últimas posições, rebaixadas para a Série A ano que vem, ficaram Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano, que desfilarão na sexta ou no sábado de carnaval em 2020.

@mirantefm #TodaSua

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.