Troca de Ideia

Jornalista maranhense, Rosane Borges, estreia coluna no site do Itaú Cultural

Residente em São Paulo, Rosane fará reflexões e olhares voltados à negritude. Ela foi destaque no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 11/03/2023 às 07h23
Jornalista maranhense, Rosane Borges. Foto: Divulgação
Jornalista maranhense, Rosane Borges. Foto: Divulgação (Divulgação)

Nesta sexta-feira (27/1), a jornalista e professora maranhense ROSANE BORGES estreia no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br a coluna mensal Perspectivas,dedicada a reflexões e olhares voltados à negritude. 

Neste primeiro artigo, que apresenta sua concepção sobre o papel das mulheres negras e dos “terrivelmente outros” – referindo-se aos negros em geral, aos povos originários e à população LGBTQIAP+, entre outros –, ela fala das possibilidades de escrita em um “tempo partido, de homens partidos”, como destaca, citando o poeta Carlos Drummond de Andrade. Rosane reflete sobre a última década vivida no Brasil. “Desde 2013, pelo menos, se desenhou no horizonte um cenário plúmbeo em nosso país”, afirma, em referência aos tempos obscuros que estavam por vir. Para ela, as manifestações que tomaram as ruas naquele ano não souberam ser decodificadas e incorporadas às agendas tradicionais de lutas, como mereciam. Por isso, foram absorvidas pelo movimento regressivo, que ganhou corpo nas eleições de 2018.

No artigo, ela discorre sobre como negros, povos originários e população LGBTQIAP+ começaram a irradiar, mais enfaticamente, a urgência de uma reconfiguração política, com outro pacto civilizatório. Para tanto, leva em consideração as diversas formas de compreensão do humano, fazendo com que cada um seja tanto sujeito da sua história quanto da história coletiva.

Boa coincidência

De passagem de férias por São Luís rever os amigos, familiares e curtir as festas de fim de ano, ROSANE BORGES passou pelo PLUGADO, na MIRANTE FM, no último dia 2 de janeiro, pra TROCAR IDEIA com o jornalista PEDRO SOBRINHO. Numa conversa intercalada com música, ela falou dos desafios do jornalismo contemporâneo, do whatsapp, telegram, como mensageiros manipuladores e, às vezes, mentirosos de informação e como o jornalismo deve demarcar espaço nessas mídias, além de refletir sobre influenciadores digitais ocupando papel do jornalista nos dias atuais. Saiba mais ouvindo o PODCAST PLUGADO/MIRANTE FM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.