Acorde & Recorde

Acorde & Recorde: Dia do Nordestino e aniversários marcam 8 de outubro na música e na história

Acorde & Recorde relembra o Dia do Nordestino, fatos históricos, homenagens a Zeca Pagodinho e Alceu Valença

Glaydson Botelho

Atualizada em 08/10/2025 às 10h42

O 8 de outubro chega com muitas celebrações e lembranças importantes. Hoje é o Dia do Asfaltador, do Nordestino, Dia nacional do combate à Cartéis e do Direito à Vida.

Faltam apenas 84 dias para o fim do ano. Além disso, o clima de contagem regressiva vem acompanhado de fatos históricos que marcaram a cultura internacional, e homenagens a grandes nomes da música brasileira. 

Fatos históricos do dia

O dia 8 de outubro celebra grandes marcos e homenagens, além de marcar grandes momentos da história internacional

1998 — José Saramago é o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura

2023 — O Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declara guerra ao Hamas depois do ataque terrorista que deixou mais de 600 mortos em Gaza

A música sempre tem espaço no Acorde & Recorde. O 8 de outubro traz despedidas emocionantes e também celebrações que atravessam gerações.

Despedidas

Em 2015, nos deixava o cantor escocês Jim Diamond, aos 64 anos, com um edema pulmonar. Há 10 anos. Diamond é melhor conhecido pelos seus grandes sucessos comerciais: I Won't Let You Down (1982) como líder do trio Ph.D. e duas canções solo Remember I Love You e I Should Have Known Better. Esta última canção, uma balada editada em 1984, obteve um enorme sucesso não só no Reino Unido (onde foi nº1), como em todo o resto do mundo.

O Acorde & Recorde também presta homenagens a grandes nomes da música brasileira

Homenagens do dia

Em 2026, precisamente em 1º de julho, Alceu Valença entrará para o time dos ídolos da música brasileira que cruzam a barreira dos 80 anos ainda em plena atividade nos palcos nacionais. Para celebrar as oito décadas de vida, o elétrico cantor, compositor e músico pernambucano sairá em turnê por dez capitais do Brasil com o inédito show 80 girassóis. O título da turnê alude ao nome da canção Girassol, lançada por Alceu há 38 anos no álbum Leque moleque (1987). No show 80 girassóis, o artista seguirá roteiro retrospectivo, mas sem ordem cronológica, abordando músicas de todas as fases da carreira impulsionada em 1972 com a participação do cantor no sétimo e último Festival Internacional da Canção (FIC). Eis as datas e os locais dos dez primeiros shows oficiais da turnê 80 girassóis, cujos ingressos começam a ser vendidos hoje, 7 de outubro, para os clientes do banco patrocinador da excursão (as vendas para o público em geral serão abertas na sexta-feira, 10 de outubro):

  • Rio de Janeiro (RJ) – Farmasi Arena – 14 de março de 2026
  •  Porto Alegre (RS) – Local a confirmar– 21 de março de 2026
  •  São Paulo (SP) – Parque Villa Lobos – 28 de março de 2026
  • Salvador (BA) – Concha Acústica – 10 de abril de 2026
  • Curitiba (PR) – Igloo – 25 de abril de 2026
  • Brasília (DF) – CCBB – 09 de maio de 2026
  • Recife (PE) – Classic Hall – 15 maio de 2026
  • Fortaleza (CE) – CFO – 23 de maio de 2026
  • Belém (PA) – Náutico Marine – 30 de maio de 2026
  •  Belo Horizonte (MG) – Mineirão 13 de junho de 2026

 

Quem também recebe homenagens é Zeca Pagodinho. 

Zeca Pagodinho recebe homenagem do prêmio UBC

Sambista brasileiro de maior destaque na cena nos últimos 30 anos, Zeca Pagodinho será homenageado da nona edição do Prêmio UBC, cuja cerimônia de entrega acontece dia 10 de dezembro na sede da União Brasileira de Compositores, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o prêmio criado pela principal associação de autores do país reconhece um artista do samba, gênero que há mais de um século se mantém como símbolo de identidade e resistência cultural no país. A UBC criou o Prêmio UBC em 2017. O primeiro homenageado foi Gilberto Gil. Nos anos seguintes, receberam a honraria Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença, Caetano Veloso, Rita Lee e Roberto de Carvalho.

O 8 de outubro reúne fatos históricos. Também marca memórias musicais e homenagens emocionantes. Seja lembrando a importância do nordestino, reconhecendo profissões essenciais ou celebrando artistas que marcaram gerações, o dia traz muitas histórias para compartilhar.

👉 Acompanhe outras notícias e curiosidades no Imirante.com/MiranteFM e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no Maranhão e no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.