Mesmo sabendo que a maioria das pessoas que comprou ingressos para assistir o Rock In Rio foi pensando no 'mainstream' do Palco Mundo. È aceitável tal posicionamento, mas não se pode relegar a um papel de menor relevância, o Palco Sunset. E boa parte do público que foi na primeira fase do Rock In Rio entendeu a proposta e alguns acabaram priorizando os shows Sunset argumentando que estava diante de um oásis de criatividade e ousadia em forma de Jam Session.
Assistindo pelo telão do canal Multishow, fiquei de cara com a genialidade de Mike Patoon, vocalista do Faith No More. Ele subverteu as canções pop italiana da década de 60, celebrizada por Nico Fidenco, Gigliola Cinquetti e Gino Paoli, entre outras, para releituras vigorosas interpretadas ao universo particular do artista, acompanhado da Mondo Cane e da Orquestra de Heliópolis, que inclui em seu 'cast' jovens carentes paulistanos. E o legal, foi como a orquestra incorporou a ideia e soube interagir com a Mondo Cane e a interpretação de Patton.
Nessa comunhão de linguagens sonoras, destaque para o instigante passeio da cantora e contrabaixista Esperanza Spalding e Milton Nascimento, a simbiose entre os pernambucanos da Nação Zumbi e a paulistana Tulipa Ruiz e o Sepultura com os percuissionistas franceses do Tambour du Bronx.
Para quem achava que o Palco Sunset serviria apenas como base para os shows do Palco Mundo, teve que se curvar e perceber que esses encontros improváveis e paralelos podem originar um senhor festival.
Participação maranhense - E a festa no Rock In Rio prossegue a partir desta quinta-feira (29), nos palcos Mundo e Sunset. E para quem chegar cedo no dia 1º de outubro, para assistir, a penúltima noite do festival, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, terá no Palco Mundo, Frejat, Skank, Maná, Maroon Five e Coldplay. E como uma boa opção no Sunset, o encontro entre o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro e o congolês Lokua Kanza.
Baleiro, que não é iniciante nesse palco do Rock In Rio, pois já esteve em Lisboa, no ano passado, em dueto com o cantor de "rock" português Jorge Palma, promete com seu jeito inquieto e ousado, instigar o músico africano, que surpreende pelo refinamento e sofisticação musical, sendo considerado hoje um dos maiores astros da música africana.
Palco Sunset - DIA: 1º DE OUTUBRO - SÁBADO
14h40 – Cidadão Instigado e Júpiter Maçã
15h40 – Tiê e Jorge Drexler
16h45 – Zeca Baleiro e Lokua Kanza
18h – Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.