Dias 6, 7 e 8 de fevereiro, das 8h30 às 12h, ocorre a OFICINA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, com a oficineira RENATA FIGUEIREDO (atriz, contadora de histórias, arte educadora e mestra em Educação). O local do evento será o TEATRO XAMA/ Rua das Esmeraldas, casa 3, (próximo a UPA Araçagi)
Ao participar da edição do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na última terça-feira (31/1), RENATA disse que o público alvo é para qualquer pessoa com vontade de ouvir e contar histórias (de 12 a 120 anos). As inscrições estão abertas e Informações pelo: (98) 98402-9568. Vagas limitadas.
Indagada sobre a importância da oficina ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, a atriz disse ser um espaço de experimentação da arte de narrar. Um território livre das polaridades entre “certo e errado”.
- Em vez de buscar uma única forma de contar histórias, vamos cutucar nossas memórias, brincar com a voz, mergulhar em imagens, ritmos e sonoridades que moram nas palavras. Vamos nos encontrar para trocar experiências, olhares, sons, gestos e afetos. Serão três momentos onde compartilharemos exercícios lúdicos, narrativas da vida, memórias, jogos com palavras e sons que deságuam na montagem de uma história para contar. Um trabalho prático e divertido, voltado para a experiência direta, onde cada pessoa tem a oportunidade de despertar e reconhecer o contador de histórias, original e único, que já existe em si - explica.
Programação
• Primeiro dia: A ARTE DA MEMÓRIA- Intercâmbio de Histórias de Vida, músicas, ancestralidade, jogos e brincadeiras que povoam o imaginário da infância. Escolha amorosa do conto.
• Segundo dia: TECITURAS DO IMAGINÁRIO- Jogos de apropriação do conto, Jogos rítmicos e brincadeiras com a palavra
• Terceiro dia: PARTILHANDO DESCOBERTAS- Preparação de histórias para contar.
RENATA disse, ainda, que esta oficina faz parte do repertório do Grupo XAMA TEATRO, que este ano completará 15 anos de fundação.
Perfil
Formada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas (2009), RENATA FIGUEIREDO possui especialização em Artes Visuais (2013) e Mestrado em Educação pela UFMA (2014). Atriz e Contadora de histórias do Grupo Xama Teatro. Apresenta espetáculos teatrais e ministra oficinas de teatro e contadores de histórias na formação de professores. Ela é carioca de nascimento, mas ludovicense de coração. Enfim, a autêntica MARIOCA, ou seja, a boa mistura de ser maranhense e carioca.
Saiba Mais
- Biblioteca Pública Benedito Leite promove programação de teatro para crianças
- Festival Palco Giratório abre com musical Leci Brandão
- Os Geraldos e o Cordel do Amor Sem Fim - ou a Flor do Chico em São Luís
- Espetáculo Por Ti Portinari no Maranhão
- Palco Giratório Sesc estreia no Maranhão como festival com 16 dias de programação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.