A postos

Lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara ocorrerá em março, diz empresa

Innospace informou que testes de decolagem ocorrerão entre os dias 7 e 21 de março

Rodrigo Bomfim, da Rádio Mirante AM

Atualizada em 03/03/2023 às 17h02
Foguete HANBIT-TLV no Centro de Lançamento de Alcântara
Foguete HANBIT-TLV no Centro de Lançamento de Alcântara (Foto: Sgt Petherson/DCTA)

ALCÂNTARA - A empresa sul-coreana Innospace informou em suas redes sociais que o lançamento do foguete lançador de satélites HANBIT-TLV será realizado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) entre os dias 7 e 21 de março, dependendo das condições meteorológicas durante o período.

A decolagem estava prevista para ocorrer em dezembro do ano passado, quando uma questão de ordem técnica impediu o lançamento, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, o veículo passou em todos os testes de segurança e recebeu a aprovação para a fase final do voo não apresentando problemas.

O foguete é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Segundo a FAB, o projeto SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes porque promove o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do SISNAV e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.