Final da LBF 2022

Sampaio vence o Vera Cruz por 69 a 63 com grande atuação de Tainá Paixão

As duas equipes voltam a se enfrentar em São Luís nesta segunda-feira (15) no Ginásio Costa Rodrigues

Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM

Atualizada em 14/08/2022 às 00h01
Tainá Paixão foi eleita a MVP do jogo com 28 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 24 de eficiência.
Tainá Paixão foi eleita a MVP do jogo com 28 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 24 de eficiência. (João Marcos/Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - Em um jogo equilibrado, com alternância na liderança do placar do início ao fim, o Sampaio Basquete venceu na manhã deste sábado (13) o Vera Cruz Campinas por 69 a 63. A partida foi realizada no Ginásio Costa Rodrigues em São Luís, válida pelo jogo 1 da finais da LBF 2022.

Com o triunfo diante da equipe paulista, o tricolor maranhense abre 1 a 0 na série melhor de cinco e fica a duas vitórias do título da temporada.

DUELO DE DEFESAS

A partida deste sábado (13) entre Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas foi decidida nos detalhes. O jogo começou em ritmo acelerado com os dois times marcando forte e individualmente, uma estratégia defensiva que funcionou bem para os dois lados, resultando em um primeiro quarto de jogo com pontuação discreta e vitória pela vantagem mínima para o Vera Cruz por 18 a 17.

O segundo período seguiu com o mesmo ritmo do primeiro, onde a marcação de ambos os times pressionava forçando o erro em cada ataque. Até metade do segundo período, prevaleceu a melhor eficiência do Vera Cruz que abriu nove pontos de diferença, o que seria a maior vantagem no marcador da partida inteira. Na metade final do segundo quarto, o Sampaio mudou a estratégia e com maior movimentação e infiltrações das atletas durante os ataques diminuiu a desvantagem terminando o primeiro tempo perdendo por 33 a 36.

Na volta do intervalo, o Sampaio Basquete, ainda embalado pela reação no final do segundo período, continuou pressionado, chegou a virar a partida mas no fim do terceiro quarto o placar mostrava o empate em 50 a 50.

O último quarto do jogo reservou fortes emoções para o torcedor. Sampaio e Vera Cruz o tempo todo alternavam a liderança do placar. Mas restando quatro minutos para o fim da partida o time paulista voltou a abrir uma ligeira vantagem de quatro pontos, momento em que brilhou a estrela de Tainá Paixão, armadora da Bolívia Querida, que naquele momento já era a cestinha do jogo, mas que em uma sequência de ataques marcou 8 pontos em 2min e 15 segundos,  virando novamente o duelo para o Sampaio Basquete. Patty Teixeira e Alana Gonçalo deram números finais ao confronto sacramentando a vitória do tricolor maranhense por 69 a 63.

Tainá Paixão foi eleita a MVP do jogo com 28 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 24 de eficiência.

PRÓXIMA PARTIDA

Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas voltam a se enfrentar nessa segunda-feira (15) no Ginásio Costa Rodrigues às 18h45, pelo jogo dois da final da LBF 2022. Após a segunda partida em São Luís, a série vai para um terceiro jogo em Campinas no dia 20 de agosto às 11h. Caso seja necessário, estão previstas mais duas partidas. Uma em Campinas, dia 22 de agosto às 18h45 e um quinto jogo aqui em São Luís, dia 27 de agosto às 10h30.

Para o torcedor que quer acompanhar o jogo dois da final, os ingressos poderão ser retirados na entrada do Ginásio Costa Rodrigues a partir das 17h deste sábado (13), mediante entrega de 1kg de alimento não perecível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.