Panorama

Ítalo Fonseca, o criador do 'Cazumbá da Ponte do São Francisco'

Artista plástico falou durante a edição desta quarta-feira (25) do programa Panorama, da Rádio Mirante AM

Rádio Mirante AM

Atualizada em 30/05/2022 às 16h35
Cazumbá da Ponte do São Francisco
Cazumbá da Ponte do São Francisco (Redes Sociais)

SÃO LUÍS - Em entrevista realizada na tarde desta quarta-feira (25) ao programa Panorama, da Rádio Mirante AM, o artista plástico Ítalo Fonseca, responsável pelo Cazumbá da Ponte do São Francisco, falou sobre a repercussão em torno de seu trabalho e trouxe uma reflexão sobre estética e conhecimento.

"O olhar estético vai além do que é produzido. O que pode ser um cazumbá pra mim pode ser para outras pessoas. Na montagem do nosso Cazumbá, chegou um [grupo de] bumba-meu-boi com a nossa equipe, desceram, tiraram fotos e tudo mais. Não vejo a discussão de má-forma, mas algo que desperta, nas pessoas, questionamentos e a vontade de entender o porquê daquilo, o porquê de estar daquela forma, gera um olhar e um foco para o personagem, tão importante quanto Pai Francisco e Catirina. O burburinho faz com que as pessoas se questionem e vão em busca daquilo. A cultura está atrelada além daquilo que é visto, está atrelada ao conhecimento e a ancestralidade. Despertar conhecimento e dúvida vai além da estética", disse.

Ouça a entrevista completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.