Com a aumento da temperatura e as altas ondas de calor, visivelmente presentes em todo o Brasil, a umidade relativa do ar tem a tendência em diminuir, o que acaba deixando o tempo seco. Mesmo sabendo disso muitas pessoas ainda se arriscam promovendo queimadas quer seja na cidade ou na zona rural.
No entanto esse tipo de atividade é proibida por lei federal (Lei N°9.605/98), que propõe pena de um a quatro anos de reclusão além de multa podendo ter outros agravantes se o crime for determinado doloso ou culposo.
Além das penalisações previstas em lei, o ato da queimada é extremamente prejudicial a saúde de humanos e animais que possam vir a inalar o ar contaminado pelos gases liberados na queima da vegetação (a fumaça). Em São Luís, e em toda a região metropolitana, ainda é comum se presenciar esse tipo de ocorrência.
O repórter Marcial Lima esteve na sede da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e conversou com o delegadO títular, Sebastião Uchoa, que deu informações sobre como se agir ao detectar um foco de queimada ilegal. Todo cidadão tem o dever de denunciar esse tipo de crime. A Delegacia Especializada do Meio Ambiente fica na Rua dos Búzios, s/n, Calhau e o telefone é: 3221-1488
Ouça a entrevista:
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.