Ponto Final

Vanise Motta fala da importância de Cuidados paliativos

Neste sábado, 9 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos
Rádio Mirante AM08/10/2021 às 12h32

A médica anestesiologista Vanise Motta, em entrevista nesta sexta-feira (8), ao radialista Jorge Aragão, ao Ponto Final, na Mirante AM, falou sobre a importância de Cuidados Paliativos e da expectativa para o dia 9 de Outubro, quando é celebrado em todo mundo, o dia de Cuidado Paliativos

"O dia mundial de Cuidados Paliativos é sempre o segundo sábado de outubro, e todo ano a gente faz celebrações e comemorações para apoiar o cuidado paliativo no mundo inteiro, com uma política de ação que acolha pessoas com doenças ameaçadoras de vida. Com a covid, com a pandemia, essas doenças vieram muito mais ao cotidiano, que a gente precisava tratar, porque eram pessoas mais vulneráveis, inclusive a mortalidade pelo covid", disse Vanise Motta.

Vanise acrescentou que os cuidados paliativos são voltados para a pessoa com enfermidade que tenham algum sofrimento. Desse modo a equipe atua de modo a amenizar o sofrimento desse paciente, sempre com a autorização de todas as partes envolvidas.

"O cuidado paliativo é científico, ele tem equipe, é uma equipe multiprofissional, ele integra a família, cuidado, gerenciamento de cuidado e ações médicas e é previamente organizado, inclusive com protocolos. O cuidado paliativo está indicado para pessoas que tenham e condições e doenças onde elas tenham sofrimento, inclui a família no cuidado, não é feito sem autorização da família, sem conferência familiar, sem que todas as partes estejam acordadas", explicou Vanise Motta.

Ouça a entrevista completa.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.