Operação Hefesto

PF deflagra operação contra plantio ilegal de maconha em terra indígena no MA

Cerca de 12 mil pés e 5.500 mudas da planta foram destruídos durante a ação policial
Rádio Mirante AM02/09/2021 às 12h10

A Polícia Federal (PF) deflagrou, no período de 26 de agosto e 30 de agosto 2021, na terra indígena de Araribóia, localizada nas proximidades de Arame, município distante 475 km de São Luís, a Operação Hefesto, um dos eixos operacionais da operação Anhangá, a qual teve como escopo maior o cumprimento de uma série de medidas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no bojo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 709.

De acordo com a PF, entre as medidas a serem adotadas pela União, estão a expulsão de invasores das terras indígenas que praticam, além do desmatamento, da extração de madeira e o garimpo ilegal, o plantio ilegal de Cannabis Sativa, erva popularmente conhecida como Maconha.

Ainda segundo a PF, com a deflagração da Hefesto, foram destruídos mais de 12 mil pés e 5.500 mudas de maconha nas terras indígenas de Araribóia. Toda a substância entorpecente encontrada, cerca de quatro toneladas, foram devidamente incinerada. A operação também tem como escopo firmar a presença do Estado na região, diminuindo, por conseguinte, os índices de violência e aumentando a sensação de segurança da população indígena.

Ouça a reportagem de Domingos Ribeiro.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.