Ponto Final

Marlon Botão propõe projetos para cultura, turismo e jovens

O vereador foi entrevistado nesta segunda-feira (07) no programa Ponto Final, na Mirante AM
Rádio Mirante AM07/06/2021 às 08h56

O vereador de São Luís, Marlon Botão, em entrevista nesta segunda-feira (7) ao radialista Jorge Aragão, ao Ponto Final, na Mirante AM, falou dos desafios em seu primeiro mandato como vereador de São Luís e anunciou projetos para a capital maranhense.

Marlon que tem apenas 20 anos, é o vereador mais jovem eleito em São Luís, afirma que nesses primeiros meses de mandato tem sempre buscado o diálogo para fazer o melhor pela capital maranhense. "Como todos os espaços de poder, tem diversas limitações, mas a gente está procurando sempre buscar alternativas, procurar propor para a cidade. A gente sabe dos desafios, os problemas históricos que a nossa cidade tem, mas que a gente precisa fazer um trabalho de curto, médio e longo prazo. E começar a preparar a nossa cidade para o futuro. Mas é realmente esse diálogo direto, buscando sempre propor e pensar na cidade, no povo", disse.

Uma das propostas apresentadas pelo jovem vereador é a criação de uma Secretaria das Mulheres.

"A gente procurando dialogar com o segmento das mulheres, a gente entendeu a necessidade. Hoje São Luís é a única capital nordestina que não tem uma secretaria, que realmente não institucionalizou o trabalho que tem que ser feito. E foi até interessante a nossa sugestão que foi subscrito por praticamente todos os vereadores da câmara municipal de São Luís, que fosse a secretaria municipal das mulheres, uma vez que a gente entende que tem a mulher trans, que tem a mulher rural, a mulher quilombola, tem as diversidades que é preciso se entender e valorizar e que a gente consiga ter política de proteção", acrescentou.

Pensando na juventude de São Luís, Marlon Botão anunciou o projeto para a criação do Banco Municipal do Jovem Empreendedor, que tem o objetivo de incentivar aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio.

"Ele vai dar um crédito a juros zero aos jovens de 18 a 30 anos para que ele consiga empreender, ter seu próprio negócio. Todos nós sabemos que hoje a gestão pública municipal, estadual e federal, se encontra em uma situação muito complicada que você não consegue dar emprego. Então você precisa ter uma cidade que ela se prepara para o futuro, ou seja, uma cidade que gera emprego", propôs Marlon Botão.

O parlamentar também aproveitou para defender a vacinação dos comerciários. Para ele, esse grupo faz parte de um público que desempenha um papel essencial, assim como outros segmentos que durante essa pandemia, não deixou de funcionar, a exemplo dos mercados e supermercados.

Outra iniciativa de Marlon Botão é referente à cultura de São Luís. O vereador afirma que a inciativa privada precisa estar junto da gestão pública para incentivar a cultura na capital.

"A gente sabe da dificuldade cultural que tem na nossa cidade em relação a financiamento e a diversidade cultural que tem em toda a nossa cidade. A gente entende que precisa trazer a iniciativa privada para perto da gestão pública, precisa influenciar diretamente nas pessoas, fazer essa política de transferência de renda para que a gente consiga fomentar a cultura para que ela funcione o ano inteiro, porque se for só pelo orçamento da gestão municipal, não consegue. Hoje o orçamento é de oito milhões o ano inteiro, não dá um milhão por mês", destacou.

Para o turismo, o vereador revelou que pretende lançar uma campanha para incentivar a população ludovicense a compartilhar as belezas de São Luís, como forma de divulgar para o mundo as atrações da cidade.

"Será lançada uma campanha de pertencimento a São Luís, que muitas vezes eu percebo que o ludovicense, o maranhense tem o costume sempre de quando for pra fora, tá falando mal de São Luís. E eu digo a vocês, o primeiro incentivo ao turismo precisa partir de cada um de nós, do nosso coração, onde a gente vá para uma praia, nós possamos botar nas redes sociais, onde a gente possa compartilhar os ponto positivos e turísticos da nossa cidade, onde a gente consiga chamar nosso parente que mora fora para ele vir para São Luís", disse Marlon.

Ouça a entrevista completa.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.