Abrindo o Verbo

Helena Duailibe pede prioridade a pessoas com Síndrome de Down

Os pedidos foram apresentados na manhã desta quinta-feira (4)
Rádio Mirante AM04/03/2021 às 18h36

A deputada estadual Helena Duailibe (Solidariedade) apresentou, na manhã desta quinta-feira (4), duas indicações à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para inclusão de pessoas com Síndrome de Down e lideranças religiosas no grupo prioritário de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19).

Em entrevista a Rodrigo Bomfim, no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, a parlamentar afirma que as pessoas com Síndrome de Down normalmente possuem outras patologias, o que justificaria a entrada dessas pessoas no grupo de prioridades de vacinação, independentemente de faixa etária.

"Elas podem ser cardiopatas, renais crônicas ou ter outras comorbidades associadas. Como se sabe que, com essa doença [covid-19], quando se tem alguma doença crônica ou associada, consequentemente o vírus vai buscar o órgão mais comprometido, principalmente no caso dos cardiopatas, muito associado à Síndrome de Down. Em função disso, elas passam a ter um risco muito maior do que as pessoas que não tem nenhum comprometimento", explicou.

Helena Duailibe também falou sobre a inclusão de líderes religiosos no grupo prioritário de imunização. "Os líderes estarão mais expostos e vulneráveis, portanto, é importante para que eles continuem nos orientando espiritualmente, protegidos", disse, frisando que pessoas pertencentes à faixa etária acima de sessenta anos ainda estão em isolamento social. A medida também compreende todas as faixas etárias de líderes de diversas religiões.

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.