Abrindo o Verbo

Ribeiro Neto fala sobre iniciativas em seu primeiro mandato

O parlamentar falou sobre projetos e alinhamento político
Rádio Mirante AM05/02/2021 às 17h11

Projetos beneficentes, alinhamento político e sistemas eleitorais: estes foram os temas abordados por Geraldo Castro em entrevista realizada na tarde desta sexta-feira (05) com o vereador Ribeiro Neto (PMN), no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM. O parlamentar está em seu primeiro mandato no Legislativo e compõe a mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís como terceiro secretário.

Um dos temas abordados na conversa foi o voto distrital, pauta normalmente incluída no debate de reformas políticas para o Poder Legislativo. Na forma mais pura do modelo, os vereadores são eleitos por maioria simples, e não por cadeiras distribuídas por partidos e coligações, como funciona atualmente. O município é dividido por regiões (distritos) proporcionalmente à quantidade de cadeiras disponíveis na Câmara. Levando em consideração que a capital maranhense atualmente possui 31 vereadores em sua composição, São Luís teria 31 distritos caso esse modelo estivesse em vigência em um cenário hipotético, e o eleitor só poderia eleger candidatos do distrito na qual reside.

Ribeiro Neto comentou sobre o modelo. "É um sistema que funciona pois, se tu não entregas o trabalho, você não é eleito. Se a Cidade Operária hoje tivesse um vereador eleito de forma distrital e ele não entregasse o trabalho como se deve, fomentando políticas públicas que ajude a melhorar a vida das pessoas, ele não seria reeleito. Não teria mais aquela coisa de se eleger em uma eleição pela Cidade Operária, em outra pelo Itaqui-Bacanga e em outra, pela zona rural", afirmou.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para comentar sobre iniciativas voltadas ao bem-estar da população. Segundo ele, comunidades são consultadas antes da criação de projetos justamente pelo fato de que, com esse diálogo, a demanda é compreendida e suprida de forma direta e eficiente. "Eu não tenho como fazer projetos de acordo com o que eu acho que as pessoas precisam. Nosso mandato é participativo", disse.

Um dos projetos elaborados pelo vereador é o Fundo Municipal de Combate ao Câncer e de Assistência à Portadores, que tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para pacientes oncológicos e seus familiares. A proposta foi apresentada na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal e apresentada como projeto de lei na última terça-feira (2). "Esse projeto visa trazer uma esperança de que teremos um tratamento adequado para essas pessoas", pontuou.

Ribeiro Neto foi direto ao ser perguntado sobre fazer parte da base do prefeito Eduardo Braide (Podemos). "Faço parte da base do prefeito sim, mas estamos à favor da população em primeiro lugar. Fomos eleitos pelo povo de São Luís para que a gente contemple os anseios populares. O prefeito Eduardo Braide, até onde pude constatar, pretende adotar medidas que melhore a vida das pessoas, e enquanto ele tiver essa postura, estaremos com ele", concluiu.

Ouça a entrevista completa:

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.