Eleições em São Luís

Yglésio promete criar oito unidades básicas de saúde

O candidato do Pros defende a racionalização dos recursos da saúde para gastar no que de fato é importante.
Rádio Mirante AM06/11/2020 às 10h09

O candidato a prefeito de São Luís, Yglésio Moyses (Pros) foi entrevistado nesta sexta-feira (6), no Ponto Final, com João Ricardo, na Rádio Mirante AM.

Yglésio destaca que seu vice, Mauro César, "vai ser um grande auxiliar na condução das políticas de saúde da cidade", disse. O candidato do Pros acrescenta que "Mauro tem uma ótima formação. Além de tudo é um excelente caráter e muito nos honra sua presença como vice prefeito de São Luís. O vice prefeito deve ser alguém preparado para assumir a cidade em caso de alguma necessidade. É um vice que está à altura da cidade de São Luís", afirmou.

O candidato reforça que a saúde será prioridade. "São Luís precisa muito de um reforço na área da saúde. Apesar do que já se avançou, a gente ainda tem um longo caminho para avançar. Sabemos o que fazer, eu conheço o sistema, sou médico, exerço a medicina, diferente de outros prefeitos que eram médicos. Tadeu quando foi prefeito já não exercia a medicina há algum tempo. Dr. Jackson quando foi prefeito pela primeira vez, já não exercia a medicina", acrescentou. Yglésio coloca como diferencial o fato de que ele continua exercendo a profissão de médico. "Eu continuo trabalhando. Nós trabalhamos e sabemos a necessidade das pessoas de tanto ouvir no ambulatório", afirmou.

Yglésio afirma que os recursos da saúde precisam de um melhor gerenciamento. "Precisa de uma racionalização dos recursos. Gastar melhor. Gastar no que de fato é importante. Nós precisamos melhor a gestão do ponto de vista da compra dos medicamentos e insumos hospitalares para não acontecer o que acontece hoje. Há mecanismo para fazer isso. Primeiro melhorar o processo licitatório. Quando a gente utiliza, por exemplo, a modalidade pregão eletrônico a gente consegue uma redução de custos global. Infelizmente hoje, muitas das compras ainda da secretaria são feitas através de contratos emergenciais", disse.

O candidato diz que São Luís precisa de mais Unidades Básicas de Saúde, principalmente para áreas mais carentes. "A gente precisa fazer pelo menos oito unidades básicas de saúde, precisa levar para a zona rural, precisa fortalecer no Itaqui-Bacanga, no polo da Cidade Operária, precisa fazer as unidades chegarem para muito além hoje do que a gente tem hoje esses 39,08% de cobertura", afirmou.

Os próximo entrevistados no programa Ponto Final, serão Rubens Jr. (PcdoB)às 8h30 e Hertz Dias (PSTU) às 10h, na próxima segunda-feira 9 de novembro.

Os ouvintes podem participar com perguntas através de mensagem de texto pelo WhatsApp: 991425060.

A ordem das entrevistas foi definida em sorteio:

3 de novembro – Terça-feira – 8h30 – Bira do Pindaré (PSB) e 10h – Duarte Júnior (Republicanos)
4 de novembro – Quarta-feira – 8h30 – Silvio Antônio (PRTB) e 10h – Franklin Douglas (PSol)
5 de novembro – Quinta-feira – 8h30 – Jeisael Marx (Rede) e 10h – Eduardo Braide (Podemos)
6 de novembro – Sexta-feira – 8h30 – Neto Evangelista (Democratas) e 10h – Yglésio Moises (Pros)
9 de novembro – Segunda-feira – 8h30 – Rubens Jr. (PcdoB) e 10h – Hertz Dias (PSTU)

Assista à entrevista.

Ouça a entrevista completa.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.