Eleições

Yglésio propõe ampliar unidades mistas com policlínicas

Candidato do PROS disse em entrevista no Abrindo o Verbo que só propõe o que é possível fazer.
Rádio Mirante AM05/10/2020 às 14h35

O candidato a prefeito de São Luís, Dr. Yglésio Moises (PROS) foi entrevistado nesta segunda-feira (5), no Abrindo o Verbo, com Geraldo Castro, na Rádio Mirante AM.

Segundo Yglésio, a saúde será prioridade em São Luís na sua gestão. O candidato destacou que é necessário enfrentar o principal gargalo na saúde na capital que é a marcação de consulta.

"A gente sabe quais são as necessidades das pessoas. A marcação de consulta na saúde, os hospitais de urgência e emergência, humanização das pessoas. Primeiro deve ser entendido porque o volume de consultas é tão grande. Um dos pontos para reduzir esse problema é resolver a demora para ter acesso ou apenas trocar uma requisição de exames. Outro problema é que as pessoas também não tem o dinheiro da passagem para ir se consultar. Para isso a gente criou o programa Venha Bem, para apoiar aquelas pessoas que precisam e elas não pagarão passagem no dia da consulta. Isso é possível e será feito porque São Luís tem uma dívida com essas pessoas que moram aqui", explicou.

O candidato defendeu a transformação das Unidades Mistas em Políclínicas. "As Unidades Mistas de saúde são equipamentos importantes para a saúde pública, mas hoje o melhor são as policlínicas porque as pessoas poderão fazer os exames. Vamos implantar nas políclínicas um aplicativo que vai facilitar bastante o acesso da população aos serviços de saúde".

Yglésio disse que o sistema de transporte não atende aos interesses da população porque obedece direcionamento político. "Hoje no transporte a gente tem uma bomba relógio. Nós temos um sistema em que as linhas de transportes não foram desenhadas por técnico. A população não foi ouvida. O sistema hoje obedece direcionamento político de vereadores que querem que as linhas de ônibus passem nas suas bases. A lógica de distribuição das linhas de ônibus não obedecem a critérios técnicos. Precisamos resolver o problema da falta de paradas e discutir melhor o preço das tarifas. No nosso mandato, a Prefeitura vai investir em transporte público", disse acrescentando que só propõe aquilo que é possível fazer.

O candidato apontou avanço na limpeza pública com os Ecopontos, mas disse que necessário avançar. "A gente tem que entender limpeza pública como um processo que depende da Prefeitura e das pessoas. A gente sabe que nós tivemos um avanço na limpeza pública com os Ecopontos, mas nós precisamos melhorar esse serviço. Precisamos rediscutir contratos se for necessário. A educação ambiental é importante demais. Tem que haver um esforço da comunicação da Prefeitura com a realização de campanhas educativas e não apenas para mostrar obras que estão sendo feitas", acrescentou.

"São Luís vai ter um projeto de verdade e não um prefeito que será marionete de outras pessoas. Vocês terão o prefeito mais atuante e mais preparado para admnistrar São Luís que já tiveram na história", finalizou.

Ainda nesta segunda-feira (5), será entrevistado às 16h, o candidato Sílvio Antônio (PRTB).

Outras entrevistas:

As entrevistas tem duração de 30 minutos. A ordem foi definida em sorteio.

5 de outubro – 14h30 – Yglésio Moisés (Pros) e 16h – Sílvio Antônio (PRTB)
6 de outubro – 14h30 – Hertz Dias (PSTU) e 16h – Jeisael Marx (Rede)
7 de outubro – 14h30 – Eduardo Braide (Podemos) e 16h – Duarte Jr (Republicanos)
8 de outubro – 16h – Carlos Madeira (Solidariedade)
9 de outubro – 14h30 – Rubens Jr. (PCdoB) e 16h – Neto Evangelista (Democratas)

Foto: Zeca Soares

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.