Ponto Final

Maurício Itapary fala das ações do IPHAN no Maranhão

O superintendente do órgão disse que esse é o maior investimento feito no centro de São Luís, depois do programa Reviver.
Rádio Mirante AM03/09/2020 às 09h09

Na manhã desta quinta-feira (3) o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Maurício Itapary, em entrevista a Jorge Aragão, no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, falou das ações do órgão em todo Maranhão.

Itapary afirmou que depois do programa Reviver o maior investimento que o governo federal fez no centro de São Luís é o que está sendo feito atualmente.

"Depois do programa Reviver, do então governador Epitácio Cafeteira, é o maior investimento que o governo federal faz no centro da cidade de São Luís, no centro histórico da cidade de São Luís e é com recursos próprios e através também de parcerias a exemplo da prefeitura, da Universidade Federal, do Governo do Estado, da empresa Vale entre outros", disse.

O Superintendente reforçou a importância do apoio recebido da prefeitura, uma vez que a maioria das obras são em espaços públicos.

"Era impossível o IPHAN executar esse tanto de obras se não tivesse o apoio da Prefeitura porque muitas das obras são espaços públicos. Nós precisamos do apoio institucional da prefeitura, exemplo da Praça Deodoro. Nós tivemos que tirar todo aquele comércio informal da Praça Deodoro para fazer aquela grande obra. Questão na Rua Grande também que foi totalmente revitalizada. Quando eu assumi o IPHAN, eu fui procurar o prefeito Edivaldo e disse que nós temos recursos e temos projetos. O que eu preciso é de ajuda técnica, pessoal técnico para nos ajudar no acompanhamento e fiscalização dessas obras. O prefeito de imediato nos colocou à disposição do IPHAN, técnicos, engenheiros e arquitetos que até hoje trabalham em conjunto conosco na fiscalização e na aprovação desses projetos", explicou.

Maurício Itapary também falou das obras que já foram realizadas nos últimos anos, como a Praça Deodoro, Rua Grande e Praça João Lisboa.

"Nós já investimos nesse pacote mais de 100 milhões de reais só no centro da cidade de São Luís. Só aquela obra da Deodoro com a Rua Grande foram cerca de 38 milhões de reais. Estamos fazendo agora a obra da Praça das Mercês uma parceria com a prefeitura e a empresa Vale. São mais aproximadamente 8 milhões de reais. Estamos fazendo a Praça João Lisboa também agora, que com a parceria da prefeitura são mais quase seis milhões de reais de investimento. Além de várias obras que nós já entregamos a exemplo da Praça Pedro II devolvemos a Iara a mãe d'água para lá. Começamos pela Praça da Alegria, foi a primeira grande obra que o IPHAN fez em parceria com a prefeitura. Fizemos a Praça do Portinho em frente ao Mercado do Peixe que ali era conhecido como Inferninho antes de nós revitalizarmos aquela área. Já tinha acontecido mais de 53 assassinatos só naquela área e depois que nós revitalizamos, melhoramos iluminação pública, infraestrutura que até hoje não se ouviu falar mais de assassinato naquela área", acrescentou.

Itapary também falou da importância que essas obras tem, pois além de reduzir o índice de criminalidade, como na Praça do Portinho, traz de volta o interesse da iniciativa privada e dos empreendedores.

"Então você vê qual a importância de uma obra de revitalização para uma cidade e é isso que a gente tem procurado fazer hoje. São obras de revitalização dos espaços públicos para que a iniciativa privada, os empreendedores venham a reboque dessas peças, dessas intervenções. Investindo nos seus imóveis e abrindo os novos negócios", concluiu.

Ouça a entrevista completa.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.