Ponto Final

Edilázio Jr. critica adoção tardia de cloroquina contra Covid-19

O deputado estadual disse que se o tratamento fosse adotado mais cedo muitas vidas seriam salvas.
Rádio Mirante AM 19/05/2020 às 08h42

Na manhã desta terça-feira(19), o jornalista Jorge Aragão conversou com o deputado estadual Edilázio Jr. que na oportunidade falou sobre a adoção do protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves do novo coronavírus, que prevê a distribuição de um kit contendo Hidroxicloroquina e outros medicamentos.

O deputado afirmou que se essa medida fosse adotada antes, muitas vidas poderiam ser salvas. "A gente sabe que 60 dias nesse momento calamitoso muitas vidas poderiam ser salvas, poderiam ter sofrido menos, ter se recuperado com mais rapidez se isso tivesse sido adotado desde o começo"

Edilázio tomou como base para comparação, como caso de sucesso no tratamento da covid-19, o município de Floriano no Piauí que adotou a manutenção do medicamentos logo no início dos sintomas. "A gente viu o exemplo de Floriano, vizinho ao nosso estado no Piauí e que tem sido de grande sucesso", acrescentou.

O parlamentar citou também o Presidente Donald Trump, que tem usado a cloroquina para evitar o contágio da doença. "Ontem eu vi que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está tomando a cloroquina sem ter. Mas ele toma um comprimido por dia para evitar. E aí eu me perguntei: O homem mais poderoso do mundo, que praticamente todos os cientistas ao redor dele, tem a medicina melhor do planeta, e se ele está tomando existe sim um benefício".

O deputado ressalta que há efeitos e reações, assim como qualquer medicação, mas que isso não deve ser tomado como algo generalizado."Óbvio que como todo medicamento, tem suas reações, contraindicações, pra quem é hipertenso, pra quem tem problema renal, mas isso é cada caso, não é algo genérico, que todo mundo vai ter que tomar, que faz isso pra todo mundo", concluiu.

Ouça a entrevista.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.