Ponto Final

Carlos Lula avalia como positivo o lockdown em São luís

O secretário de saúde do estado disse que já planeja o retorno das atividades de alguns hospitais.
Rádio Mirante AM14/05/2020 às 12h13

Na manhã desta quinta-feira (14) no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, o jornalista Jorge Aragão conversou com o Secretário de Saúde do Estado Carlos Lula, que avaliou como positivo o lockdown em São Luís, que a medida ajudou a diminuir a taxa de ocupação dos hospitais e reduziu o número de novos casos de coronavírus.

Carlos Lula afirmou que se essa queda do número de novos casos se mantiver nas próximas semanas, os hospitais poderão retornar às suas atividades normais, não sendo mais necessário exclusividade para o tratamento da covid-19.

"Já planejamos inclusive, em se mantendo assim as próximas semanas, começar paulatinamente a retornar atividades de alguns hospitais. A gente tem que recordar. o Hospital Carlos Macieira tá praticamente quase todo ele voltado hoje só para covid, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia está todo voltado para covid. A gente ontem já começava a tentar traçar planos e perspectivas para saber como retomar o cuidado que não seja exclusivamente de covid".

Por outro lado, o secretário demonstrou preocupação com as cidades do interior do Maranhão, porque dos 217 municípios do estado, 171 já apresentam casos de coronavírus. E para ajudar no combate a doença nesses municípios, hospitais estão sendo modificados para atenderem casos de covid-19 e novas unidades hospitalares devem ser entregues nos próximos dias.

"A gente tem um plano de ação para modificar o perfil das nossas unidades (no interior). A gente vai modificar o perfil de Pinheiro, Santa Inês, Coroatá, Imperatriz para colocar essas unidades macrorregionais exclusivas para coronavírus. Barreirinhas já tem uma ala, Peritoró já tem metade do hospital voltado para o cuidado com a covid-19, vamos inaugurar em Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. A gente tá com um problema hoje que é sobre rede de oxigênio, não estamos conseguindo empresas que queiram fazer, colocar o tanque ou a usina de oxigênio, para fornecer oxigênio aos hospitais. Nesse momento há uma demanda muito elevada de todos os estados da federação, mas a gente está lutando pra isso. Ai o quanto antes inaugurar Santa Luzia do Paruá e Lago da Pedra, também os dois nesse momento exclusivos para covid-19. No sábado eu estarei em Açailândia, para inaugurar o Hospital da Vale, hospital de campanha de Açailândia em parceria com a Vale e a prefeitura municipal. Ele já está pronto. A gente já entrega os primeiros 20 leitos dele, sendo quatro leitos de estabilização, no sábado 10h da manhã".

Ouça a entrevista.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.